Extensão e Práticas Urbanas Emergentes
Resumo
Este artigo relata e discute os resultados do projeto de extensão universitária Práticas Urbanas Emergentes, ocorrido ao longo do ano de 2018 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de vivências e oficinas estudantes de graduação, pós-graduação e professores interagiram com pessoas, grupos, coletivos e movimentos sociais promotores de novas práticas urbanas em três experiências: o sítio Árvor(e)ser, a Vila Nazaré e o Prato Feito das Ruas. A noção de extensão deste projeto foi a de que a Universidade Pública deve estabelecer vínculos mais estreitos com a sociedade, visando melhor compreender a realidade urbana onde a instituição está inserida; e transbordando para fora dos seus muros para impregnar-se dos temas, demandas e propriedades ausentes de seu cotidiano. A extensão pode, ao agir desta forma, provocar temas e problemas de pesquisa.Referências
AMBIENTALISTA revisita a árvore que salvou há quase 40 anos em Porto Alegre. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 2014. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2014/05/Ambientalista-revisita-arvore-que-salvou-ha-quase-40-anos-em-Porto-Alegre-4496794.html. Acesso em: 16 set. 2019.
BETTO, Frei. Por uma educação crítica e participativa. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2018.
D’OTTAVIANO, C.; ROVATI, J. (org.). Para além da sala de aula: extensão universitária e planejamento urbano e regional. São Paulo: FAUSP, 2017.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Levantamento aerofotogramétrico executado para a prefeitura municipal de Pôrto Alegre na gestão do prefeito Leonel Brizola. Folha 65. Porto Alegre, 1956.
PORTO ALEGRE. Prefeitura Municipal. Levantamento aerofotogramétrico. Administração: Alceu Collares. 2970-4. X.III. Porto Alegre, 1986.
SOB o viaduto do Brooklyn, ocupação de espaço público com batalhas de MC’s. Sul 21. Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://www.sul21.com.br/cidades/2018/01/sob-o-viaduto-do-brooklyn-ocupacao-de-espaco-publico-com-batalhas-de-mcs/. Acesso em: 16 set. 2019.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.