Ocupações de leitura em espaços de crise
Resumo
Este relato de experiência a partir de práticas extensionistas objetiva explanar acerca de um projeto de leitura denominado “Ocupações de leitura em espaços de crise”, que atua em lugares que são carentes de atividades que envolvam tais práticas. Através de manifestações artísticas, textos verbais e não verbais, chás literários, contação de histórias e rodas de conversa, pretendemos contribuir para a ressignificação dos participantes das ações que voltam o olhar para seus interiores e (re) descobrirem-se como pessoas importantes para os outros e para si mesmos. Como aporte teórico, valemo-nos dos estudos de Michèle Petit e Jorge Larrosa a fim de discutirmos de que maneira, e até que ponto, as experiências com a leitura podem contribuir para a (trans) formação de cada um.Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. v. 3. 1995.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.
LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.
PETTIT, Michèlle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: ED.34. 2009.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.