Ocupações de leitura em espaços de crise

  • Izandra Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6063-3753
  • Natália Branchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1679-7400
  • Naíma de Sousa Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil.
Palavras-chave: Leitura. Extensão. Ressignificação. Transformação.

Resumo

Este relato de experiência a partir de práticas extensionistas objetiva explanar acerca de um projeto de leitura denominado “Ocupações de leitura em espaços de crise”, que atua em lugares que são carentes de atividades que envolvam tais práticas. Através de manifestações artísticas, textos verbais e não verbais, chás literários, contação de histórias e rodas de conversa, pretendemos contribuir para a ressignificação dos participantes das ações que voltam o olhar para seus interiores e (re) descobrirem-se como pessoas importantes para os outros e para si mesmos. Como aporte teórico, valemo-nos dos estudos de Michèle Petit e Jorge Larrosa a fim de discutirmos de que maneira, e até que ponto, as experiências com a leitura podem contribuir para a (trans) formação de cada um.

Biografia do Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil.
Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2018). É professora Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura no Ensino Médio Técnico Integrado do e no Curso de Letras -IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, Rua Princesa Isabel, 60, CEP 95770-000, Feliz, Rio Grande do Sul - Brasil. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Teoria Literária e Literatura Brasileira atuando, principalmente, nos temas relacionados à leitura e formação do leitor.
Natália Branchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil.
Graduanda em Letras  - Português e Inglês -  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, Rua Princesa Isabel, 60, CEP 95770-000, Feliz, Rio Grande do Sul - Brasil.
Naíma de Sousa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, RS, Brasil.
Graduanda em Letras  - Português e Inglês -  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Feliz, Rua Princesa Isabel, 60, CEP 95770-000, Feliz, Rio Grande do Sul - Brasil.

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. v. 3. 1995.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

PETTIT, Michèlle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: ED.34. 2009.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
ALVES, I.; BRANCHI, N.; FERNANDES, N. DE S. Ocupações de leitura em espaços de crise. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 170-174, 30 dez. 2019.