Plantando sorrisos – MOMENTO VI - inclusão de autistas da APAE (Bauru – SP) na restauração ambiental
Resumo
Projeto de extensão Plantando Sorrisos foi criado e idealizado por professores do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA). Tem como proposta inicial envolver as questões sociais com as ambientais, através de uma conscientização da sociedade em relação a um grupo desfavorecido e a preservação ambiental. Esse projeto foi organizado por um grupo de docentes e estudantes da Universidade do Sagrado Coração (USC) e do Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada, envolvendo quarenta e cinco crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na APAE (Bauru, SP). Durante o evento foi realizado o plantio de cem mudas arbóreas revitalizando a área de jardins da associação e durante o plantio ocorreu a interação dos TEA com os estudantes, caracterizando o projeto como extensionista e de caráter social. O legado deste trabalho será refletido diariamente na vida desses alunos TEA, incumbidos de colaborarem na manutenção de um novo espaço arborizado, e futuramente, usufruírem de uma gama de frutas no interior da sua escola.Downloads
Referências
APAE. Conheça a APAE Bauru. Disponível em: <https://www.apaebauru.org.br/index.php> Acesso em 23 ago. 2019.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Um Estudo de Caso Comparativo. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v. 28, n. 3, p. 315-324, 2012.
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo: Revisão Crítica da Literatura. Psicologia & Sociedade. v. 21, n. 1, p. 65-74, 2009.
CARA, A. L.; GIMENEZ, B. B. O.; PAIVA, G. A. Briófitas como bioindicadoras da qualidade do ar na vegetação do Jardim Botânico municipal de Bauru-SP. UNISANTA Bioscience, v. 7, n. 2, p. 143-152, 2018.
CECCHINI, A. et al. Mobility Policies and Extra-Small Projects for Improving Mobility of People with Autism Spectrum Disorder. Sustainability. v.10, n.9, p. 1-14, 2018.
CHICON, J.F. et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 41, n.2, p. 169-175, 2019.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ministério da Educação- Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.
GAUDION, K.; MCGINLEY, C. Green Spaces - Outdoor Environments for Adults with Autism. British Library. 2012.
GEA, B.; YAMASHITA, V.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. Plantando sorrisos – Momento V: Não as drogas e sim a vida, uma prática ambiental e social com internos do esquadrão da vida Bauru – SP. Revista Caminho Aberto. 2019. No prelo
GONÇALVES, F. L. A.; SILVA, F. F.; CHAER, G. M.; RESENDE, A. S. de. Uso de papelão de caixa de pizza no coroamento de mudas para restauração florestal. Embrapa Agrobiologia. 2017.
LIMA, S. M.; LAPLANE, A. L. F. Escolarização de Alunos com Autismo. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 22, n. 2, p. 269-284, 2016.
OLHER, I.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. Plantando Sorrisos - Momento IV: Uma prática ambiental e social com as Amigas do Peito de Bauru/SP. Revista Experiencia. No prelo.
OLIVEIRA, R. E. e ENGEL, V. L. Indicadores de monitoramento da restauração na Floresta Atlântica e atributos para ecossistemas restaurados. Scientia Plena. v. 13, n. 12, p.1-13, 2017.
SANCHEZ, J.; SILVERIO, G.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos – Momento II: Sensibilização Ambiental com Grupos da Terceira Idade, em Bauru, São Paulo, Brasil. Revista Expressa Extensão, v.24, n.3, 104-111. 2019.
SILVERIO, G. H.; CARLOS, J. S.; ANTONIASSI, B.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos - Momento I: uma prática ambiental e social com alunos da APAE de Bauru, SP. Revista Ciência em Extensão. 2019. No prelo.
Society for Ecological Restoration (SER). Restoration Ecology Journal. Disponível em: < https://www.ser.org/page/RestorationEcology>. Acesso em 17 ago. 2019.
TAMACHUNAS, V. C. T.; FRANZOLIN, A. B.; TAVARES, B. A.; SIQUEIRA, M. V. B. M. Plantando Sorrisos – Momento III: uma Prática Ambiental e Social com o Centro de Progressão Penitenciária III, de Bauru/SP. Revista Ciência em Extensão. v. 14, n.3,170-180, 2018.
TEIXEIRA C.; TORALES, M. A. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista. v.4, n. 3, p. 127-144, 2014.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.