Integração Extensão Universitária e Solidariedade: um relato de vivência da Faculdade de Veterinária da UECE

  • Fágner Cavalcante Patrocínio dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE http://orcid.org/0000-0003-2429-5168
  • Lina Raquel Santos Araújo Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Raquel Brito Maciel de Albuquerque Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Karisia Fernandes Freitas Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Everton Nogueira Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE.
  • Yuri Lopes Silva Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do do Ceará - IFCE.
Palavras-chave: Ação social. Extensão universitária. Liderança.

Resumo

A solidariedade é essencial na formação do médico veterinário, através da elaboração de ações sociais os futuros profissionais desenvolvem o lado humanístico e repassam conhecimentos da universidade em ajuda para a sociedade. Nesse contexto, objetivo do presente estudo foi relatar a experiência do projeto de extensão FAVET Solidária do curso de graduação em Medicina Veterinária da UECE em ações solidárias de forma a promover caridade e o exercício da liderança. O estudo foi realizado com três segmentos da sociedade civil: crianças, idosos e pacientes psiquiátricos. Para atingir tal objetivo foram planejadas as caravanas solidárias, a cada dois meses, com atividades para arrecadação de alimentos, materiais e recursos financeiros essenciais para que as instituições possam dar continuidade em ajudar tais pacientes. No total pode-se beneficiar dezenove instituições e 1671 pessoas atendidas nas mais diversas necessidades. Nas três caravanas os envolvidos aprenderam como elaborar cada etapa de uma ação social. Observaram-se nos participantes uma diversidade de sentimentos durantes as visitas que podem estimular a liderança social, a comunicação e a solidariedade. Sentimentos essenciais na formação humanística do médico veterinário. Conclui-se que as caravanas solidárias através do projeto de extensão FAVET Solidária têm oportunizando a relação ativa entre sociedade e universidade, trazendo benefícios mútuos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fágner Cavalcante Patrocínio dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Doutor em Zootecnia, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ceará.
Lina Raquel Santos Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Doutora em Zootecnia, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ceará.
Raquel Brito Maciel de Albuquerque, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ceará
Karisia Fernandes Freitas, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ceará
Everton Nogueira Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE.
Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Fortaleza, Ceará.
Yuri Lopes Silva, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do do Ceará - IFCE.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Ceará - IFCE, Crateús, Ceará.

Referências

BACKES, Dirce Stein et al. O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 223-230, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES N°1, de 18 de fevereiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 20 fev. 2003. Seção 1, p. 15, 2003.

CAMARGO, Paula. Humanização do cuidar: uma proposta de desenvolvimento de equipe. Revista Brasileira de Cuidados Paliativos, v. 3, n. 4, p. 19-30, 2012.

CASTILHO, Myrian Lúcia Ruiz. Competências humanísticas no curso de Medicina Veterinária. Unimar Ciências, Marilia, v. 24, n. 1-2, p. 64-68, 2015.

CFMV. Conselho Federal de Medicina Veterinária. Estratégias de ensino-aprendizagem de competências humanísticas: proposta para formar médicos veterinários para um mundo melhor. Brasília: CFMV, 2012.

KINI, Prathik et al. The effects of gratitude expression on neural activity. NeuroImage, v. 128, p. 1-10, mar. 2016.

MORI, Katia Gonçalves; VAZ, Marcelo. Voluntariado educativo: uma tecnologia social. São Paulo: Instituto Faça Parte, 2006.

PEREIRA, Eliane Vecchi. A voz da criança institucionalizada: representações sociais de família e abrigo. 2006. 173 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2006. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/106109/pereira_ev_dr_fran.pdf?sequence=1. Acesso em: 16 set. 2019.

REIS, Alice Casanova dos. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 1, p. 142-157, 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Bom Tempo, 2007.

SANTOS, Tansir Omoni Sacramento dos; SANTOS, Maria Helena da Silva Reis. Projetos sociais, música e educação: em uma perspectiva contemporânea. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 9.; FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 10., 2016. Aracaju. Anais […] Aracaju, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/index. Acesso em: 13 set. 2019.

SILVA, Regiane Vanessa de Souza Baía da et al. Atividades de extensão de uma biblioteca universitária: relato de experiência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 20., 2018. Salvador. Anais […] Salvador, 2018.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
SANTOS, F. C. P. DOS; ARAÚJO, L. R. S.; ALBUQUERQUE, R. B. M. DE; FREITAS, K. F.; SILVA, E. N.; SILVA, Y. L. Integração Extensão Universitária e Solidariedade: um relato de vivência da Faculdade de Veterinária da UECE. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 60-69, 30 ago. 2020.