“Arte na veia: um projeto sócio-educativo-cultural na faculdade de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso”

  • Ziliani da Silva Buss Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Christopher Alecsander Herane Rohden Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Hingrid Cristine Arruda de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Leticya Lerner Lopes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lucas de Paula Guedes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Yasser Mathews Nadaf Canno Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Artes. Comunicação. Medicina.

Resumo

O ingresso na universidade proporciona aos acadêmicos novas rotinas e desafios e uma vez que há a imersão nos estudos, outras atividades como as artísticas e culturais são “deixadas de lado”. Deste modo, os acadêmicos, que normalmente têm disciplinas em período integral, diminuem a frequência com que conseguem se expressar e externalizar seus sentimentos por meio da arte. Assim, buscando proporcionar um espaço para expressões artísticas, o projeto “Arte na Veia” foi criado por alunos veteranos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como um evento de “boas-vindas” para os calouros do curso. Não se tem registros precisos de todas as edições do projeto, estima-se que foram ao menos dez apresentações a partir de 2007. A essência dos espetáculos continua a mesma e incluiu apresentações de peças teatrais, musicais e produções audiovisuais criadas e executadas pelos discentes. Este relato descreve a edição do projeto que aconteceu em 2019, nesta, todos os ingressos disponíveis para lotação do Teatro Universitário da UFMT foram trocados por alimentos não perecíveis. Os objetivos do projeto foram plenamente contemplados ao proporcionar o desenvolvimento e treinamento de habilidades como a comunicação, expressão, redução da timidez e apreensão, que são fundamentais para os futuros profissionais. Além disso, o espetáculo propiciou a integração entre os alunos recém chegados e os veteranos do curso, promoveu a inserção da arte no contexto de vida dos estudantes de medicina, e ostentou a boa aceitação do espetáculo por parte da comunidade institucional e externa que marcou presença no evento.

Biografia do Autor

Ziliani da Silva Buss, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Doutora em Ciências MédicasDepartamento de Ciências Básicas em SaúdeFaculdade de Medicina - Campus CuiabáDocente das áreas de Imunologia e FitoterapiaTutora do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina - UFMT 
Christopher Alecsander Herane Rohden, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Acadêmico de MedicinaIntegrante do PET Medicina - UFMTCampus Cuiabá
Hingrid Cristine Arruda de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Acadêmica de MedicinaIntegrante do PET Medicina - UFMTCampus Cuiabá
Leticya Lerner Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso
Acadêmica de MedicinaIntegrante do PET Medicina - UFMTCampus CuiabáMédica VeterináriaMestre em Ciências Veterinárias
Lucas de Paula Guedes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Acadêmico de MedicinaIntegrante do PET Medicina - UFMTCampus Cuiabá
Yasser Mathews Nadaf Canno, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Acadêmico de MedicinaIntegrante do PET Medicina - UFMTCampus Cuiabá

Referências

CARVALHO, H. S. et al. Arte e educação: uma experiência extensionista do teatro na escola pública. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 158-167, 2015. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/7347/4662

Acesso em: 10 maio 2020.

GTM. O Bisturi, o jornal dos estudantes de medicina da USP, São Paulo, ano 87, ed. 1, p. 13, fev. 2017. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1wuRKbX05sR_b9UfloLAtNkgXjEDv8H3b?fbclid=IwAR38e2h5qe2J4OHNXdAhx0Ezk2b4BcukDbfvBBwlDlLHXsKDQj4-MlF6ZFQ. Acesso em: 15 jun. 2020.

MARTINS, V.; QUERIDO, G. Extensão incentiva dança na FMUSP. Jornal do Campus, São Paulo, v. 35, n. 477, p. 14, 2017. Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2017/08/extensao-incentiva-danca-na-fmusp/. Acesso em: 8 mar. 2020.

MED DANÇA. O Bisturi, o jornal dos estudantes de medicina da USP, São Paulo, ano 87, ed. 1, p. 15, fev. 2017. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1wuRKbX05sR_b9UfloLAtNkgXjEDv8H3b?fbclid=IwAR38e2h5qe2J4OHNXdAhx0Ezk2b4BcukDbfvBBwlDlLHXsKDQj4-MlF6ZFQ. Acesso em: 15 jun. 2020.

MONTALTI, E. O uso do teatro para treinamento médico. Boletim da FCM, Campinas, v. 10, n. 6, p. 12-13, 2015. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/images/user228/ensino_o_uso_do_teatro.pdf. Acesso em: 8 mar. 2020.

PROJETO Político Pedagógico para o Curso de Medicina (PPC/FM). Faculdade de Medicina. Universidade Federal de Mato Grosso. 2009. Disponível em: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/510. Acesso em: 15 jun. 2020.

SCOTT, P. A. The relationship between the arts and medicine. J. Med. Ethics: Medical Humanities, v. 26, p.3-8, 2000. Disponível em: https://mh.bmj.com/content/26/1/3. Acesso em: 16 jun. 2020.

SOUSA, A. L. L. A história de extensão universitária. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2010.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
BUSS, Z. DA S.; ROHDEN, C. A. H.; DE OLIVEIRA, H. C. A.; LOPES, L. L.; GUEDES, L. DE P.; CANNO, Y. M. N. “Arte na veia: um projeto sócio-educativo-cultural na faculdade de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso”. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 247-253, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios