Abordagem sobre metodologia da pesquisa científica nas redes sociais: relato de uma experiência extensionista

Palavras-chave: Metodologia. Educação. Educação à distância. Mídias sociais. Rede social., extensão, rede social

Resumo

O uso das mídias sociais cada vez mais pode ser um importante aliado no processo de aprendizagem. Neste contexto, este projeto extensionista tem como objetivos: 1) difundir o conhecimento sobre metodologia da pesquisa científica para alunos de graduação, pós-graduação e população em geral interessada nesta temática, por meio da rede social Instagram; 2) disponibilizar informações técnicas confiáveis para guiar a realização de pesquisas científicas; 3) promover conteúdo didático baseado em literatura de referência para complementar o processo de aprendizagem. As atividades do projeto iniciaram-se à partir da idealização e criação do perfil @pesquisasimplificada no Instagram, com a utilização de recursos autorais de imagens, gráficos, áudios e vídeos para compartilhamento de conteúdo relacionado ao desenvolvimento de pesquisas e publicações científicas no meio acadêmico. A página foi criada em junho de 2020, e possui atualmente 1171 usuários seguidores com expressivo engajamento, reconhecido pela interação entre usuários e administradores da página. O desenvolvimento deste projeto extensionista, iniciado oportunamente num momento em que as instituições tiveram que encontrar formas de garantir a oferta do ensino através de novos métodos, representa a garantia do acesso a conteúdos acadêmicos e informações confiáveis no ambiente virtual, como forma de superar as barreiras impostas pelo isolamento social, requeridos para o controle da COVID-19.

Biografia do Autor

Luana Viviam Moreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFVJM
Marina Rocha Fonseca Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFVJM
Moisés Willian Aparecido Gonçalves, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFVJM
Endi Lanza Galvão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Programa de Pós-Graduação em Odontologia/UFVJM

Referências

CARON, R. M. Teaching epidemiology in the digital age: considerations for academicians and their students. Annals of Epidemiology, v. 23, n. 9, p. 576-579, 2013.

CURRAN, V. et al. A review of digital, social, and mobile technologies in health professional education. Journal of Continuing Education in the Health Professions, v. 37, n. 3, p. 195-206, 2017.

FLYNN, L.; JALALI, A.; MOREAU, K. A. Learning theory and its application to the use of social media in medical education. Postgraduate medical journal, v. 91, n. 1080, p. 556-560, 2015.

FORMAN, L. Instagram is breaking hearts. Wall Street Journal, Aug. 17-18, B14, 2019.

GAUTHIER, T. P.; SPENCE, E. Instagram and clinical infectious diseases. Clin Infect Dis, v. 61, p. 135-6, 2015.

HAMILTON, L. A. et al. Assessing the value of online learning and social media in pharmacy education. American journal of pharmaceutical education, v. 80, n. 6, 2016.

HOPKINS, L. et al. To the point: medical education, technology, and the millennial learner. American journal of obstetrics and gynecology, v. 218, n. 2, p. 188-192, 2018.

HUANG, C. et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet, v. 395, p.497-506, 2020.

KO, L. N.; RANA, J.; BURGIN, S. Incorporating social media into dermatologic education. Dermatol Online J, 23: 13030/qt89c6h0j0, 2017.

KOLOWICH, L. The ultimate list of Instagram stats. 2019. Available at: https://blog.hubspot.com/marketing/instagram-stats. Accessed in: 20 july. 2020.

LAGORIA-CHAFKIN, C. Kevin Systrom and Mike Krieger, founders of Instagram. Inc.com. 2012. Available at: https://www.inc.com/30under30/2011/profile-kevin-systrom-mike-krieger-founders-instagram.html. Accessed in: 20 july. 2020.

LATIF, M. Z. et al. Use of Smart Phones and Social Media in Medical Education: Trends, Advantages, Challenges and Barriers. Acta Informatica Medica, v. 27, n. 2, p. 133, 2019.

LUDVIGSSON, J. F. Systematic review of COVID-19 in children shows milder cases and a better prognosis than adults. Acta Paediatr, v. 00, p. 1-8, 2020.

MARSHALL, A. L.; WOLANSKYJ-SPINNER, A. COVID-19: Challenges and Opportunities for Educators and Generation Z Learners. Mayo Clin Proc, v. 95 n. 6, p. 1135-1137, 2020.

NEELTJE, V. D. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. New England Journal of Medicine, v. 382, p. 1564-1567, 2020.

POLLOCK, W.; REA, P. M. The Use of Social Media in Anatomical and Health Professional Education: A Systematic Review. In: Biomedical Visualisation. Springer, Cham, p. 149-170, 2019.

ROTHAN, H. A.; BYRAREDDY, S. N. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. J Autoimmun, 109:102433, 2020.

SANTOS, W. R.; TOCZEK, S.; GIMENES, S. S. A utilização dos recursos EAD como apoio ao ensino presencial na educação básica. R. Bras. de Ensino de C&T, vol. 7, n. 1, p. 107-118, 2014.

TAVARES, D. M. S. et al. Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 15, n. 6, p. 1080-1085, 2007.

VANZETTA, M. et al. Social media and nurse education: an integrative review of the literature. Ann Ig. 2016.

World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) Situation Report- 22 [Internet]. 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200212-sitrep-23-ncov.pdf?sfvrsn=41e9fb78_4 Acesso em: 30 Jul. 2020.

ZHU, N. A. et al. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. N Engl J Med, v. 382, n. 8, p. 727-733, 2020.

ZHI-MIN, C. et al. Diagnosis and treatment recommendations for pediatric respiratory infection caused by the 2019 novel coronavirus. World journal of pediatrics, v.16, p. 240-246, 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MOREIRA, L. V.; SOUZA, M. R. F.; GONÇALVES, M. W. A.; GALVÃO, E. L. Abordagem sobre metodologia da pesquisa científica nas redes sociais: relato de uma experiência extensionista. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 483-492, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios