O protagonismo extensionista na pandemia em 2020: inovar e resistir!

  • Maria Eneida Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Daniela Savi Geremia Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Matheus Ribeiro Bizuti Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Yaná Tamara Tomasi Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Fabiane Debastiani Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Jiênnifer Souza de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Palavras-chave: Saúde coletiva. Sistema Único de Saúde. Vigilância em saúde pública. Conselhos de saúde. Infecção por coronavírus., extensão

Resumo

Os serviços de saúde do mundo vêm registrando, desde a década de 1960, casos de infecções respiratórias e óbitos relacionados à infecção por coronavírus, mas nenhuma das situações registradas obteve a proporção da pandemia atual, que se iniciou em dezembro de 2019 com a descoberta do SARS-CoV-2 (Covid-19). A partir desse cenário, propôs-se a realização do projeto extensionista “Informatiza UFFS: o que eu preciso saber sobre o SUS e a Covid-19”, com o intuito de realizar campanhas informativas, por meio de plataformas digitais, sobre a temática e assuntos de âmbito mais geral que permeiam o funcionamento do Sistema Único de Saúde. As atividades ocorreram de abril a julho de 2020. Foram realizados dez momentos de encontro online (sete lives e três grupos de estudos), um portfólio para os Conselheiros Municipais de Saúde e trabalhos científicos apresentados em eventos online e revistas científicas. Com as intervenções realizadas, abriu-se uma perspectiva de formação para empoderamento dos participantes sobre políticas públicas de saúde e conteúdos científicos para enfrentamento da Covid-19, que permitiu uma participação social mais ativa e coesa na prevenção da doença e promoção de saúde. Como principal resultado, foi possível contribuir na formação de profissionais sobre temáticas relevantes no que tange ao compromisso sanitário com as demandas sociais, engajando-os no protagonismo em defesa do Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Maria Eneida Almeida, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Doutora em Saúde Coletiva (IMS UERJ), docente de Saúde Coletiva no curso de Medicina. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil. Coordenadora do Núcleo Chapecó do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).
Daniela Savi Geremia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Doutora em Saúde Coletiva, docente do curso de Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde (GP PPGS).
Matheus Ribeiro Bizuti, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Graduando em Medicina pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil.
Yaná Tamara Tomasi, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Mestre em Saúde Coletiva, docente do curso de Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil.
Fabiane Debastiani, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Especialização em auditoria em saúde e residência multiprofissional integrada em sistema público de saúde, docente do curso de Medicina. Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil.
Jiênnifer Souza de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/SC, Brasil.
Publicado
2020-12-29
Como Citar
ALMEIDA, M. E.; SAVI GEREMIA, D.; RIBEIRO BIZUTI, M.; TAMARA TOMASI, Y.; DEBASTIANI, F.; SOUZA DE OLIVEIRA, J. O protagonismo extensionista na pandemia em 2020: inovar e resistir!. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 493-504, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios