PROJETO GEPETO – UNINDO SOCIEDADE, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TEATRO

Palavras-chave: Teatro. Ensino de ciências. COVID-19.

Resumo

Este relatório apresenta os resultados do projeto de extensão – GEPETO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Teatro), realizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Campus Iturama durante a pandemia da COVID-19. O presente projeto refere-se à utilização do teatro nas escolas, como metodologia de ensino de ciências, possibilitando o debate de temas como gênero, racismo, homossexualidade e seu diálogo com a ciência, contribuindo para a formação de indivíduos mais críticos e reflexivos. Expõe as adaptações necessárias para a mudança de um projeto presencial para um online, bem como as dificuldades e benefícios de uma atividade feita de forma remota. Pode-se dizer que em alguns aspectos do que era proposto no projeto, como das oficinas de técnicas teatrais houve um significativo prejuízo, bem como a interação entre os membros. No entanto, o público alcançado e o exercício de criatividade exigido dos componentes do grupo, foram extremamente relevantes. Como o projeto está em andamento, os integrantes estudam novas reformulações para inserir mais atividades teatrais na plataforma digital.

Biografia do Autor

Ingrid Nunes Derossi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Professora Doutora em Educação Química, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Campus Universitário de Iturama - UFTM, Avenida Rio Paranaíba, 1229, Centro, CEP 38280-000, Iturama, Minas Gerais - Brasil.
Josimar de Araujo Faria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Ator, professor, diretor e produtor teatral.  Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Em sua trajetória como ator, atuou em mais de 20 espetáculos teatrais, como cinema e televisão. Foi professor de Artes nas redes publicas municipais e estaduais nos municípios de Ituiutaba e Uberlândia ambas em MG. e Atualmente é estudante de Agronomia na Universidade Federal do triangulo mineiro em Iturama/MG.

Referências

BERGER, W. O Teatro do Poder e o Teatro do Oprimido: formas de resistência e intervenção social em Caieiras Velhas Aracruz - ES (2006-2011). Dissertação. PUC-Rio, Rio de Janeiro, p. 183, 2012.

BOAL, A. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, A. Teatro do Oprimido: e outras poéticas políticas. Editora 34, 2019.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Editora Unijuí, 2006.

MARQUES, E. M. D.; FILHO, J. P. P. Teatro do Oprimido e Educação Popular do Campo: Articulações entre o pensamento e a obra de Paulo Freire e Augusto Boal, com uma experiência em Minas Gerais. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Educação, UEMG/FAE. p.188, 2012

MESQUITA, N. A. da S.; SOARES, M. H. F. B. Diretrizes para a formação de professores da educação básica em interface com a licenciatura em química: em contexto as possibilidades formativas. Química Nova, v. 37, n. 6, p. 1072-1077, 2014.

SCHNETZLER, R. P. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens, v. 1, p. 12-41, 2000.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013

SOUSA, M. V.; SOARES, M. H. F. B. Expressão Corporal no Ensino de Química: jogos teatrais para a discussão de conceitos relacionados a radioatividade. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 9, 2015.

ROQUE, N. F.; PINHEIRO, B. C. S.; NETO, H. S. M. Improvisações teatrais no ensino de química: interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 100-106, 2013.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
DEROSSI, I. N.; FARIA, J. DE A. PROJETO GEPETO – UNINDO SOCIEDADE, CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TEATRO. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 505-513, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios