KAKO XAVIER E A CASA DO TAMBOR - A CULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Maria da Graça Nogueira Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Casali Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Casa do Tambor. Casa de cultura. Entretenimento. Pandemia.

Resumo

A Casa do Tambor tem se firmado como um espaço de cultura e arte no bairro Praia do Laranjal, em Pelotas/RS e, por isso, conta com a colaboração da Universidade Federal de Pelotas há pelo menos dois anos, sob o projeto de extensão Assessoria ao Projeto Kako Xavier e a Tamborada. Muitas atividades artísticas e culturais aconteceram na Casa do Tambor até o dia 16 de março de 2020, quando se iniciou no Brasil o período de isolamento social em função da pandemia de Covid-19. Destaque para homenagens a grandes nomes da nossa história, como Zumbi dos Palmares, Mestre Batista e Giba Giba, recepção de escolas, realização de oficinas (de tambores, candombe, turbantes, etc.), de eventos culturais e festivais e de atividades do Projeto Kako Xavier e a Tamborada. O objetivo desta entrevista é, no contexto do exercício de diferentes formas de diálogo e presença, mostrar a capacidade de adaptação deste espaço cultural, evidenciando como A Casa do Tambor dialoga com a comunidade, como se faz presente enquanto entretenimento e de que maneira recupera a cultura dos tambores e a arte em tempos de pandemia. Nesta entrevista, Kako Xavier conta como funciona A Casa do Tambor e descreve as atividades desenvolvidas nela, especialmente no período de distanciamento social. Kako responde, também, sobre os planos futuros para seus projetos de valorização dos tambores do sul e da cultura do povo negro gaúcho.

Biografia do Autor

Maria da Graça Nogueira, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Economia Doméstica pela UFPel, Especialista em Gestão Empresarial (UFPel/FURG), Mestre em Engenharia de Produção na UFRGS, Doutora em Administração e Turismo na UNIVALI e Pós Doutora em Administração na UFSC. Como Professora Associada do Departamento de Administração da UFPel, integra o Grupo de Pesquisa em Formulação de Estratégia da UFPel e é coordenadora do Projeto unificado Assessoria ao Projeto Kako Xavier e a Tamborada.
Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSM, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela UNISINOS. Como Professora Adjunta do Departamento de Administração da UFPel, integra o Grupo de Pesquisa em Administração e é orientadora do projeto unificado Assessoria ao Projeto Kako Xavier e a Tamborada. 
Publicado
2020-12-29
Como Citar
NOGUEIRA, M. DA G.; CASALI, C. KAKO XAVIER E A CASA DO TAMBOR - A CULTURA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 462-467, 29 dez. 2020.
Seção
Entrevistas