Educação na pandemia: ação extensionista voltada às pessoas com deficiência na Universidade Federal Do Oeste Da Bahia (UFOB)
Resumo
Este trabalho versa sobre o desafio da educação inclusiva diante da pandemia da Covid-19 a partir de uma ação extensionista voltada às pessoas com deficiência (PcD) realizada na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a “Webconferência Direitos das Pessoas com Deficiência e os Impactos da Pandemia da Covid-19”, cuja demanda surgiu a partir do diálogo com um integrante do “Coletivo das Pessoas com Necessidades Especiais da UFOB”. O objetivo do artigo é descrever a organização desse evento online e fomentar o debate acerca da educação inclusiva na referida instituição de ensino superior. Como metodologia, enumerou-se a ordem de acontecimentos dessa ação de extensão, na qual foi dividida em três etapas: realidade educacional da Região Oeste com foco na UFOB; definição, descrevendo a organização e citando os palestrantes, bem como, os temas das palestras; análise dos resultados obtidos. Através disso foi possível concluir que a acessibilidade é desigual às Pessoas com Deficiência (PcD) na UFOB, tendo em vista que há limitações individuais e/ou infraestruturais que comprometem a acessibilidade e inclusão, e consequentemente, são excluídos dos espaços educacionais. Espera-se que os resultados dessa Webconferência colaborem para viabilizar diálogos entre às PcD e as diversas instâncias da UFOB, e assim, aumente o alcance mobilizador e propositivo na criação de políticas educacionais que sejam efetuadas de acordo com as necessidades que foram identificadas a partir da ação extensionista.Downloads
Referências
BBC BRASIL. Coronavírus: OMS declara pandemia. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-51842518. Acesso em: 26 de julho de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em : 27 de agosto de 2020.
BRASIL. IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em: 25 de julho de 2020.
BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 26 de julho de 2020.
BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm. Acesso em: 26 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. BRASIL. Senado Federal. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 26 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, prorrogada pela Portaria nº 948/2007. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 26 de julho de 2020.
IRM.O que é educação inclusiva? Projeto Diversa, Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MEC. Disponível em: https://diversa.org.br/institucional/sobre-o-projeto/. Acesso em: 25 de julho de 2020.
MARQUES, Ronualdo. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 31-46, june 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Marques/3000>. Acesso em: 28 agosto. 2020.
MEC/SECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192.Acesso em: 27 de agosto de 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR). Portaria n°343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Linha do tempo do corona vírus. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/. Acesso em: 5 de abril de 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Portaria n° 188, de 3 de fevereiro de 2020.
Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt188-20-ms.htm. Acesso em: 5 de abril de 2020.
NAI. Estudantes com deficiência na suprimido para não identificar os autores matriculados até 2020.1. Núcleo de Acessibilidade e inclusão. Universidade suprimido para não identificar os autores.
NETO, Joaquim M. F Antunes. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, Ago/Fev, 2020.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa. Tic’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA EM AÇÃO. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019. Acesso em: 27 de agosto de 2020.
OMOTE, Sadao. Normalização, integração, inclusão. Ponto de Vista, Florianópolis, v.1, n.1, 1999.
ONU. Convention on the Rights of Persons with Disabilities (CRPD). Organização das Nações Unidas, 2007. Disponível em: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html. Acesso em: 26 de julho de 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 2. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 58, set./out. 2007, p.20-30.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.