NO DJUNTA MON: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA COMBATER O DESCRÉDITO NA DOCÊNCIA E NA CIÊNCIA

Palavras-chave: Divulgação científica. Ensino público. Ensino remoto de Genética e Evolução. Prevenção da COVID-19. Guiné-Bissau.

Resumo

A extensão e o conhecimento universitário nunca foram tão necessários como nos tempos de hoje, onde as fake news e o descrédito na ciência estão disseminados pelo mundo todo. O ensino de Biologia é um grande desafio a ser enfrentado no Brasil e em outros países em desenvolvimento, especialmente em épocas de pandemia, onde este se faz necessário na escolha consciente de atitudes. O projeto presente visa auxiliar e complementar a formação dos educadores de biologia, destacando as áreas relacionadas à prevenção da COVID-19, genética evolutiva e biologia molecular, no sul do Brasil e em Guiné Bissau (África), produzindo material didático na forma de vídeos curtos e videoaulas, para a educação remota, com diferentes tópicos e linguagem acessível além de animações que buscam facilitar a interpretação sobre os temas abordados, dentre estes, prevenção da COVID-19, que assola o mundo nos dias de hoje. 

Biografia do Autor

Daniela Cristina De toni, Universidade federal de Santa Catarina- UFSC
Professora Associada II do Departamento de BEG/ CCB/ UFSC. Ministra as disciplinas de Evolução, Citogenética, Genética Clássica, Genética ecológica e Genética Evolutiva para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, presencial e à distância, além do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas . Possui doutorado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Teve experiência de 3 pós doutorados em: Biologia molecular e filogenia (Notre Dame, IN/USA), Ecologia e Citogenética do grupo cardini de Drosophila (UFSC/UFRGS) e Identificação de Drosophilidade através de bar coding (Museu Paraense Emílio Goeldi). Tem experiência na área de Ecologia Evolutiva, com ênfase em Citogenética, atuando principalmente nos seguintes temas: Drosophila, evolução, ecologia, polimorfismo cromossômico, polimorfismo de sequências de DNA, Biodiversidade, espécies indicadoras e polimorfismo de pigmentação abdominal. Tem grande interesse pela área do ensino de Biologia. Desenvolve projetos de extensão e atua na área do ensino de Genética e Evolução para o ensino médio e fundamental nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSC. Atua como professora Docente permanente do programa de Pós graduação em nível de Mestrado, profissionalizante, PROFBIO/ UFSC.
João Victor Costa Guesser, UFSC
João Victor Costa GuesserGraduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: joaoavatar1209@gmail.com
Luana de Azevedo Aimi, UFSC
Luana de Azevedo AimiGraduanda em Ciências BiológicasUniversidade Federal de Santa Catarina. E-mail:luanadeazevedoaimi@gmail.com
Antony Nadal Milezzi, UFSC
Antony Nadal MilezziGraduando em Ciências BiológicasUniversidade Federal de Santa Catarina. E-mail:antony.n.milezzi@gmail.com

Referências

BEDETA, Garcia BiifaPolíticas. Políticas Educativas na Guiné-Bissau. p. 123. Dissertação (Mestrado), Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Porto, 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/71824/2/28422.pdf. Acesso em: 2 set. 2020.

REHDER, Maria; SILVA, Rui da; MONTEIRO, Talismã Nice Fero Gomes Dias da Silva. Da Guiné-Bissau ao Brasil: impactos da instabilidade política na manutenção dos princípios constitucionais para a educação. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 39, n. 145, p. 962-979, dez. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018201813.

REHDER, M.C.G. An Educommunication-based approach for the rights of the child.

Responding to the challenge of implementing arlicle 12 of the CRC in Guinea-Bissau. Dissertação (Mestrado) – Escola de Economia e Ciência Política, Universidade de Pádua, Pádua, 2013. https://doi.org/20.500.11825/635

SANÉ, Samba. Os Desafios da Educação na Guiné-Bissau. Revista Temas em Educação, [S.L.], v. 27, n. 1, p. 55-77, 10 jul. 2018. Portal de Periodicos UFPB. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39717.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Melhoria da Qualificação de Professores do Ensino Básico na Guiné-Bissau. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Dakar/pdf/EnhancingteacherGuineaBissauFlyerPortuguese.pdf. Acesso em: 5 set. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
DE TONI, D. C.; COSTA GUESSER, J. V.; AIMI, L. DE A.; MILEZZI, A. N. NO DJUNTA MON: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA COMBATER O DESCRÉDITO NA DOCÊNCIA E NA CIÊNCIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 328-333, 29 dez. 2020.