OBSERVATÓRIO DA PROBLEMÁTICA DA SECA E DO COVID-19 NA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SUL DO RS: RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO

  • Juliana Cristina Franz Universidade Federal de Pelotas
  • Alice Pereira Lourenson Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Dias de Ávila Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Porto de Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Letícia Paludo Vargas Universidade do Contestado (UnC)
  • Mário Conill Gomes Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Extensão universitária. Pandemia. Estiagem. Rural.

Resumo

No Sul do Brasil, o início do ano foi marcado por uma grande seca que coincidiu com o aparecimento da pandemia de COVID-19. Dessa forma, o objetivo do Projeto Unificado de extensão universitária foi motivado pela necessidade da realização de um diagnóstico desta situação crítica vivida pelos agricultores da região Sul do RS. A metodologia do projeto é composta por dois momentos: 1) o da elaboração dos informes, no qual há uma fase de coleta de informações e posterior divulgação; 2) o da (re)construção de conhecimento, personalizado pelo ciclo de palestras, onde ocorre o contato do grupo de trabalho com um público mais amplo e com o qual se abre um espaço para crítica e para a troca de saberes. Cabe destacar que neste período de afastamento social, todas as etapas do projeto ocorreram de forma virtual. Essa ação agrega valor aos integrantes do projeto, incluindo internos (organização) e externos (população diretamente afetada). O formato digital adotado neste projeto possibilitou a aproximação ao público alvo via redes sociais. Essa estratégia funcionou para manter a universidade em contato com a comunidade, possibilitando uma compreensão melhor das suas dificuldades e contribuição para discussão e busca de soluções. Por fim, a participação da comunidade em ambos os momentos deste projeto evidenciou que eles são capazes de proporcionar um ambiente de debate, compreensão e troca de informações sobre os problemas enfrentados, para que sejam encontradas possíveis alternativas, nesse caso, para os agricultores familiares.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Franz, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas, Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pelotas e Doutorado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente atua como Assistente Administrativa da Universidade Federal de Pelotas. Rua Gomes Carneiro, 01, sala 108, CEP:96610-000, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.
Alice Pereira Lourenson, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Caixa Postal 354, CEP 96010-900, Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fernanda Dias de Ávila, Universidade Federal de Pelotas
Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Caixa Postal 354, CEP 96010-900, Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil.
Tatiana Porto de Souza, Universidade Federal de Pelotas
Graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Departamento de Ciências Sociais Agrárias, Caixa Postal 354, CEP 96010-900, Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil.
Letícia Paludo Vargas, Universidade do Contestado (UnC)
Doutora em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC).  Campus Universitário de Canoinhas, Rua Roberto Ehlke, 86 – Centro - Canoinhas/SC, CEP 89.460-010 - Caixa Postal 01 Bloco B – sala B3
Mário Conill Gomes, Universidade Federal de Pelotas
Professor Doutor - Departamento de Ciências Sociais Agrárias e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais- Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - UFPel - Universidade Federal de Pelotas, Campus Universitário s/n - Capão do Leão - RS, Rio Grande do Sul, Brasil - 96010-610

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FREIRE, P. Extensão e comunicação? 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Nota Técnica nº 69. Agricultura familiar e abastecimento alimentar no contexto do COVID-19: uma abordagem das ações públicas emergenciais. 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9996/1/NT_69_Disoc_Agricultura%20familiar%20e%20abastecimento.pdf>. Acesso: 07 set. 2020.

MEDEIROS, R. M. V. A produção familiar e suas diferentes formas de representação. In: MARAFON, José Gláucio; RUA, João; RIBEIRO, Miguel Ângelo. (Orgs.) Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. p. 169-178.

MINAYO, M. C. DE S.; DESLANDES, S. F.; GOMES. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.

MOITA, F. M. G. S. C; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.41, p.269-393, mai/ago. 2009.

NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, Ano IV, n. 7, p. 119-133, Jun-Set/2011.

QIU, Y.; CHEN, X.; SHI, W. Impacts of social and economic factors on the transmission of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in China. Journal of Population Economics, p.1-46, 2020.

SOLÍS, M. J. C.; LEAL, O. E. B.; RIVERO, J. L. A. Extención Universitaria y desarrollo local: Uma perspectiva en construcción. Revista San Gregorio, n. 24, p. 16-23, jul-set, 2018.

WANDERLEY, M. de N. B. Urbanização e Ruralidade: relações entre a pequena cidade e o mundo rural. Estudo preliminar sobre os pequenos municípios em Pernambuco. In: WANDERLEY M. de N. B. O Mundo Rural como um Espaço de Vida: Reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 311 – 328.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
FRANZ, J. C.; PEREIRA LOURENSON, A.; DIAS DE ÁVILA, F.; PORTO DE SOUZA, T.; PALUDO VARGAS, L.; CONILL GOMES, M. OBSERVATÓRIO DA PROBLEMÁTICA DA SECA E DO COVID-19 NA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO SUL DO RS: RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 109-120, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco