Projeto de extensão respiramor: ações educativas e preventivas no enfrentamento da COVID-19 em um hospital universitário

  • Nelma Camêlo de Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Erika Maria Araújo Barbosa de Sena Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
  • Lívia Aparecida Lenzi Universidade Federal de Alagoas -UFAL
  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
  • Sarah Lins de Barros Moreira Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
Palavras-chave: Infecções por coronavírus. Educação em saúde. Humanização.

Resumo

A pandemia por COVID-19 consiste em um problema de saúde pública, requerendo ações para seu enfrentamento. Este artigo pauta-se sobre o Projeto de Extensão “RespirAmor: Ações educativas e preventivas no enfrentamento do COVID-19 em um Hospital Universitário”. O Projeto objetiva realizar ações educativas e preventivas no enfrentamento da COVID-19 no HUPAA, como confecção de materiais de proteção e orientações à comunidade sobre medidas preventivas. Na abordagem sobre os aspectos epidemiológicos e medidas de prevenção da COVID-19, utilizam-se tecnologias leves, cujo público-alvo é a população assistida institucionalmente, em sua maioria com baixa escolaridade e em vulnerabilidade social. Estas condições dificultam seu acesso às informações oficiais e científicas que tratam da COVID-19, o que inclui a importância do uso de máscaras de proteção, higienização das mãos e objetos manuseados, e adesão à quarentena, isolamento ou distanciamento social, conforme indicações. Dessa forma, o projeto propõe um conjunto de estratégias, a citar: confecção de materiais educativos e sua divulgação em redes sociais; educação em saúde sobre prevenção; oficinas de confecção de protetores faciais para crianças menores de dois anos hospitalizadas e máscaras; mobilização da comunidade para doação de material e/ou máscaras de TNT; cadastramento de costureiras voluntárias, para confecção de máscaras de TNT; logística da confecção e distribuição destas máscaras. Assim, o enfrentamento de uma pandemia requer o desenvolvimento de atividades voltadas à humanização do cuidado, proteção, prevenção, comunicação eficaz, diálogo, ética e relações de confiança entre profissionais e usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Camêlo de Araújo, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
professora Adjunta e Coordenadora no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas -Ex-Coordenadora do Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Senso em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina, na qual foi professora Assistente B.Doutora em Ciência da Informação – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Mestre em Ciência da Informação – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Erika Maria Araújo Barbosa de Sena, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
Enfermeita do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAADoutora em Biotecnologia em Saúde - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)Mestre em Enfermagem - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Lívia Aparecida Lenzi, Universidade Federal de Alagoas -UFAL
Professora  do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas - UFALMestre em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)Graduada em Biblioteconomia - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Vanessa Ferry de Oliveira Soares, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
Psicologa do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAAMestre em Psicologia – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)Graduada em Psicologia – Faculdade de Santo Agostinho (FAC)
Maria Isabel Fernandes Calheiros, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
Bibliotecária do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAAEspecialista em Recursos Humanos – Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC)Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)Especialista em Recursos Humanos – Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC)Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Sarah Lins de Barros Moreira, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA
Terapeuta ocupacional do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAAEspecialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde - Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (ISLEP)Graduação em Terapia Ocupacional - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (Brasil). Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: ANS, 2011. Disponível em: http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/manual_promoprev_web.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

ALAGOAS (Estado). Decreto nº 69.700, de 20 de abril de 2020. Dispõe sobre a prorrogação das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID – 19 (coronavírus) no âmbito do estado de alagoas, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Alagoas:[Supl.]: Poder Executivo, Maceió, ano 108, n. 1311, p. 1, 20 abr. 2020. Disponível em: http://www.imprensaoficialal.com.br/wp-content/uploads/2020/04/DOEAL-20_04_2020-SUPLEMENTO.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.

BRASIL. Agência Brasil. Coronavírus: saiba o que é uma pandemia. Brasília, DF: Ministério da Saúde: Secretaria de Vigilância em Saúde, 2020a. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/coronavirus-saiba-o-que-e-uma-pandemia. Acesso em: 23 jul. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações

Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em : http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/sm_sus.pdf. Acesso em 30 jul. 2020.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326/10999. Acesso em: 26 fev. 2018.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área de saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p. 41-65, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312004000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 1 maio 2020.

CECCON, R. F.; SCHNEIDER, I. J. C. Tecnologias leves e educação em saúde no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Disponível em: https://search.scielo.org/. Acesso em: 1 maio 2020.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Coronavirus (COVID-19). Disponível em:Acesso em: 30 mar. 2020. COVID-19. Biologia Net. [Goiania], [2020]. Disponível : https://www.biologianet.com/doencas/covid-19.htm. Acesso em: 1 maio 2020.

FERGUSON, N. M. et al. Impact of Non-Pharmaceutical Interventions (NPIs) to Reduce COVID-19 Mortality and Healthcare Demand. Imperial College London, 2020. Disponível em: https://www.preventionweb.net/publications/view/71079. Acesso em: 1 maio 2020.

GOVERNO Federal decreta estado de emergência para conter coronavírus no Brasil. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/02/governo-decreta-estado-de-emergencia-por-causa-de-surto-do-coronavirus.shtml. Acesso em: 2 maio 2020.

LIMA, B. A.; COSTA I. K. F. (Orgs.). COVID-19: uso seguro de EPI. UNIDADE 1 COVID-19: Desafio para a saúde ocupacional. AVASUS conhecimento livre a aberto em saúde, 2020.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 30 abr. 2020.

RAFAELL, R. M. R. et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de COVID-19: o que esperar no Brasil? Revista de Enfermagem UERJ, 28, e49570, jan./dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2020.49570. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/49570/33134. Acesso em: 30 abr. 2020.

SILVA, A. A. M. da. Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Luís, v. 23, e200021, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext?d=S1415-790X2020000100100. Acesso em: 1 maio 2020.

SILVA, F. L. S.; Ribeiro, C. D. M; SILVA JUNIOR, A. G. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 17, n. 45, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832013000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext?d=S1414-32832013000200010. Acesso em: 4 maio 2020.

SOARES, Gabriela. Alerta: Anvisa informa que crianças menores de 2 anos não podem usar máscaras. Disponível em: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/alerta-anvisa-informa-que-criancas-menores-de-2-anos-nao-podem-usar-mascaras/. Acesso em 30 jul. 2020.

THÉRY, N. A. M.; THÉRY H. A geopolítica do COVID-19. Espaço e Economia, Rio de Janeiro, ano 9, n. 17, 2020. Disponível em: http:// journals.openedition.org/espacoeconomia/11224. Acesso em: 30 abr. 2020.

VENTURA, A. A. V. et al. Plano Diretor Estratégico: diagnosticando o hoje e aperfeiçoando o amanhã do HUPAA/UFAL/EBSERH. São Paulo: Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, 2016.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---30-. Acesso em: 29 mar. 2020.

________________________. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 -5 March 2020. [Speech by] Tedros Adhanom Ghebreyesus. World Health Organization; 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---30-march-2020. Acesso em: 1 maio 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
ARAÚJO, N. C. DE; DE SENA, E. M. A. B.; LENZI, L. A.; SOARES, V. F. DE O.; CALHEIROS, M. I. F.; MOREIRA, S. L. DE B. Projeto de extensão respiramor: ações educativas e preventivas no enfrentamento da COVID-19 em um hospital universitário. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 44-54, 29 dez. 2020.