O PROJETO DE EXTENSÃO “VOZES DA HISTÓRIA” SE REINVENTA COM O PODCAST “VOZES NA PANDEMIA”

  • Rogério Pereira de Arruda Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0002-7621-991X
  • Elaine Leonara de Vargas Sodré Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Advaldo da Assunção Cardoso Filho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: Projeto de extensão. Podcast. Pandemia. Vozes na pandemia.

Resumo

A partir de meados de março de 2020, a quarentena decorrente da pandemia de COVID-19 inviabilizou diversas atividades acadêmicas, comprometendo a continuidade dos trabalhos em curso. Num cenário nada propício ao ensino, à pesquisa e à extensão, alguns projetos conseguiram se adaptar buscando formas criativas de adequação às condições de trabalho impostas pelo distanciamento social. Um destes é o projeto de extensão “Vozes da História – contar, ouvir, refletir”, desenvolvido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) por uma equipe de docentes e discentes dos cursos de licenciatura em História e em Letras. Durante a quarentena, como forma de dar continuidade ao funcionamento do projeto, foi criado o podcast “Vozes na Pandemia”, que publicou trinta episódios entre maio e agosto de 2020. Este texto apresenta um relatório parcial do trabalho com ênfase no processo de criação do podcast, no que se refere à sua concepção e ao processo de produção, destacando-se a realização das entrevistas, a edição e a publicação dos episódios.

Biografia do Autor

Rogério Pereira de Arruda, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e do curso de Licenciatua em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Pós-Doutor em História pela UFF, Doutor em História e Mestre em Comunicação pela UFMG. Campus JK - Diamantina/MG, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba CEP 39100-000.
Elaine Leonara de Vargas Sodré, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Professora curso de Licenciatura em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Doutora e Mestre em História pela PUCRS. Campus JK - Diamantina/MG, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba CEP 39100-000.
Advaldo da Assunção Cardoso Filho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Discente do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Direito. Campus JK - Diamantina/MG, Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000. Alto da Jacuba CEP 39100-000.

Referências

ABPod. Podpesquisa, 2008, 2018 e 2019. Disponível em: http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em: 09 set. 2020.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. “A comunicação humana”. In: FIORIN, J. L. (Org.). Introdução à linguística. Objetos teóricos. 6 ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/gustavonishida/disciplinas/lingua-e-comunicacao/BARROS-%20D.%20P.%20A%20comunicacao%20humana.pdf/view. Acesso em: 10 set. 2020

DUARTE, Jorge. “Entrevista em profundidade”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006. p. 62-83.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. A comunicação/educação Freireana na Podosfera Brasileira. Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 29-52, maio/ago. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.23n2p29-52. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/181. Acesso em: 10 set. 2020.

______. Podcast: Breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-70, jul/dez. 2017. Disponível em: https:///doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55. Acesso em: 09 set. 2020.

______. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educação, Formação & Tecnologias, [s. l.], 6 (1), p. 35-51, Jul. 2013a. Disponível em: http://eft.educom.pt. Acesso em: 09 set. 2020.

______. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013b. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%C3%A7%C3%A3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1971.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. 22.ed. Tradução de Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Manaus/AM, 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/proexc/planoextensao.html. Acesso em: 03 set. 2020.

SHANNON, C. F.; WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: The University of Illinois Press, 1949.

UCHÔA, José Mauro Souza. Revisitando o conceito de podcast educacional como gênero do discurso. Revista Anthesis, [s. l.], v. 7, n. 13, p. 83-99, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/issue/view/149. Acesso em: 09 set. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
ARRUDA, R. P. DE; SODRÉ, E. L. DE V.; FILHO, A. DA A. C. O PROJETO DE EXTENSÃO “VOZES DA HISTÓRIA” SE REINVENTA COM O PODCAST “VOZES NA PANDEMIA”. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 559-573, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios