Ampliando horizontes: a experiência da leitura dramática compartilhada em oficina virtual

Palavras-chave: Teatro. Dramaturgia. Oficina. Leitura dramática. Leitura compartilhada.

Resumo

O presente relatório tem por objetivo apresentar a experiência da oficina “Práticas de leituras compartilhadas de textos dramáticos”, ofertada ao público pelo projeto de extensão “Leituras compartilhadas: práticas de leitura e escuta de dramaturgias”, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. A atividade foi ministrada por três estudantes do curso de Teatro-Licenciatura, colaboradoras do projeto, e foi planejada para o ambiente virtual, devido à crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. Os encontros ocorreram entre os meses de junho e julho de 2020, com nove participantes de diversas áreas de conhecimento, estudantes ou não da UFPel, e neles foram realizados jogos, exercícios e práticas de leitura em voz alta. A base teórica para a elaboração da oficina e deste relatório partiu de Vidor (2016). Apresentar-se-ão brevemente aqui o projeto, a proposta da oficina, sua metodologia e execução. Além disso, também serão evidenciados alguns aspectos positivos e negativos da experiência no que se refere ao campo on-line para a leitura compartilhada, verificados através de pesquisa realizada junto aos participantes, com destaque para questões relativas à busca do prazer de ler, aprimoramento desse hábito e criação de espaços de aproximação e afeto intermediados pela leitura. Por fim, o relatório demonstra ainda a importância de iniciativas como esta para a formação docente das ministrantes, licenciandas em Teatro.

Biografia do Autor

Fernanda Vieira Fernandes, Universidade Federal de Pelotas
Docente - Curso de Teatro-LicenciaturaCentro de Artes - Universidade Federal de PelotasGrupo de pesquisa "Teatro: Histórias e Dramaturgias" - GETHED
Brenda Seneme Gobbi, Universidade Federal de Pelotas
Licencianda em TeatroCentro de ArtesUniversidade Federal de PelotasBolsista UFPel PBA/Extensão/AC

Referências

FERNANDES, Fernanda Vieira. “A pesquisa em literatura e em leitura dramática contemporânea na formação do professor-pesquisador-artista”. In: MUNIZ, Mariana Lima; CRUVINEL, Tiago; CONCILIO, Vicente (orgs.). Pedagogia das artes cênicas: experiências em escolas e comunidades. Curitiba: CRV, 2018.

GOMES, Rafael. Música para cortar os pulsos: Monólogos sentimentais para corações juvenis. São Paulo: Leya, 2012.

KARAM, Vera. “Ano Novo, Vida Nova”. In: KARAM, Vera. Vera Karam: obra reunida. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro; CORAG, 2013.

ROSA, Gideon Alves. Leitura dramática: um recurso para revelação do texto. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes cênicas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

ROSA, Sonia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2010.

VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. São Paulo: Hucitec, 2016.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
VIEIRA FERNANDES, F.; SENEME GOBBI, B. Ampliando horizontes: a experiência da leitura dramática compartilhada em oficina virtual. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 128-135, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco