Ampliando horizontes: a experiência da leitura dramática compartilhada em oficina virtual
Resumo
O presente relatório tem por objetivo apresentar a experiência da oficina “Práticas de leituras compartilhadas de textos dramáticos”, ofertada ao público pelo projeto de extensão “Leituras compartilhadas: práticas de leitura e escuta de dramaturgias”, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. A atividade foi ministrada por três estudantes do curso de Teatro-Licenciatura, colaboradoras do projeto, e foi planejada para o ambiente virtual, devido à crise sanitária provocada pela pandemia de COVID-19. Os encontros ocorreram entre os meses de junho e julho de 2020, com nove participantes de diversas áreas de conhecimento, estudantes ou não da UFPel, e neles foram realizados jogos, exercícios e práticas de leitura em voz alta. A base teórica para a elaboração da oficina e deste relatório partiu de Vidor (2016). Apresentar-se-ão brevemente aqui o projeto, a proposta da oficina, sua metodologia e execução. Além disso, também serão evidenciados alguns aspectos positivos e negativos da experiência no que se refere ao campo on-line para a leitura compartilhada, verificados através de pesquisa realizada junto aos participantes, com destaque para questões relativas à busca do prazer de ler, aprimoramento desse hábito e criação de espaços de aproximação e afeto intermediados pela leitura. Por fim, o relatório demonstra ainda a importância de iniciativas como esta para a formação docente das ministrantes, licenciandas em Teatro.Downloads
Referências
FERNANDES, Fernanda Vieira. “A pesquisa em literatura e em leitura dramática contemporânea na formação do professor-pesquisador-artista”. In: MUNIZ, Mariana Lima; CRUVINEL, Tiago; CONCILIO, Vicente (orgs.). Pedagogia das artes cênicas: experiências em escolas e comunidades. Curitiba: CRV, 2018.
GOMES, Rafael. Música para cortar os pulsos: Monólogos sentimentais para corações juvenis. São Paulo: Leya, 2012.
KARAM, Vera. “Ano Novo, Vida Nova”. In: KARAM, Vera. Vera Karam: obra reunida. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro; CORAG, 2013.
ROSA, Gideon Alves. Leitura dramática: um recurso para revelação do texto. 2006. 155 f. Dissertação (Mestrado em Artes cênicas). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
ROSA, Sonia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de teatro. 6ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2010.
VIDOR, Heloise Baurich. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. São Paulo: Hucitec, 2016.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.