Extensão universitária, educação física e educação infantil: as novas formas de diálogo em meio à pandemia

  • Renato Sarti Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7553-4275
  • Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2376-8229
  • Marcela Borges Pinto Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Kafuri Passos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jade Peixoto Elias Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula da Silva Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Nuvem de palavras. Escola. Infância., extensão

Resumo

O presente relatório tem por objetivo refletir sobre uma ação de extensão desenvolvida na página virtual do projeto de extensão “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil”, no contexto do período de pandemia em virtude da Covid-19. São analisados onze depoimentos de professores, publicados em formato de vídeo, sobre suas respectivas compreensões sobre Educação Física e Educação Infantil. Para compreender os temas mais sensíveis no material analisado, foi mobilizada a ferramenta da análise da Nuvem de Palavras (NPs). Deste modo, no referido relatório, emergiu o destaque da palavra criança, o protagonismo dos jogos e das brincadeiras e a preocupação com as interações, delineando possibilidades de aproximação com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Douturando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do projeto de extensão Kitangu: Educação Física na Educação Infantil. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Marcela Borges Pinto Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Pedro Kafuri Passos Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação infantil
Jade Peixoto Elias Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Ana Paula da Silva Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Educação pela Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do Kitangu: Educação Física na Educação Infantil.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
SARTI, R.; SANTOS, M. G. L. DE S. DOS; LIMA, M. B. P.; SILVA, P. K. P.; MACEDO, J. P. E.; SANTOS, A. P. DA S. Extensão universitária, educação física e educação infantil: as novas formas de diálogo em meio à pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 582-588, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios