EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: AS NOVAS FORMAS DE DIÁLOGO EM MEIO À PANDEMIA

  • Renato Sarti Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-7553-4275
  • Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-2376-8229
  • Marcela Borges Pinto Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Kafuri Passos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jade Peixoto Elias Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula da Silva Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Nuvem de palavras. Escola. Infância.

Resumo

O presente relatório tem por objetivo refletir sobre uma ação de extensão desenvolvida na página virtual do projeto de extensão “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil”, no contexto do período de pandemia em virtude da Covid-19. São analisados onze depoimentos de professores, publicados em formato de vídeo, sobre suas respectivas compreensões sobre Educação Física e Educação Infantil. Para compreender os temas mais sensíveis no material analisado, foi mobilizada a ferramenta da análise da Nuvem de Palavras (NPs). Deste modo, no referido relatório, emergiu o destaque da palavra criança, o protagonismo dos jogos e das brincadeiras e a preocupação com as interações, delineando possibilidades de aproximação com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Biografia do Autor

Renato Sarti, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Douturando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do projeto de extensão Kitangu: Educação Física na Educação Infantil. Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Marcela Borges Pinto Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Pedro Kafuri Passos Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação infantil
Jade Peixoto Elias Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e extensionista do projeto Kitangu: Educação Física na Educação Infantil
Ana Paula da Silva Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutora em Educação pela Pontífícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordenadora do Kitangu: Educação Física na Educação Infantil.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 set. 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do ato das Disposições Constitucionais Transitórias [...]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 04 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 04 set. 2020.

NOGUEIRA, M. D. P. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileira: um ator social em construção. Interfaces Revista de Extensão, v.1, n. 1, p. 35-47, jul/Nov 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18932. Acesso em: 04 set. 2020.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

PEREZ, Carla Francine de Andrade; TOURINHO, Francis Solange Vieira; CARVALHO JUNIOR, Paulo Marcondes. Competências no processo de formação do enfermeiro para o cuidado ao envelhecimento: revisão integrativa. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 25, n. 4, 2016 . Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v25n4/pt_0104-0707-tce-25-04-0300015.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; ROSA, Vanderley Flor da. Nuvem de palavras e mapa conceitual: estratégias e recursos tecnológicos na prática pedagógica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 28, n. 1, p. 201-219, Jan./Abr. 2017. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4833. Acesso em: 17 ago. 2020.

SILVA; JORGE, Análise de conteúdo por meio de nuvem de palavras de postagens em comunidades virtuais: novas perspectivas e resultados preliminares,: Atas - Investigação Qualitativa em Saúde/Investigación Cualitativa en Salud v.2, p.41-48, 2019. Disponível em: ago. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2002. Acesso em: 17 ago. 2020.

SOARES, C.; TAFFAREL, C.; ESCOBAR, M.; VARJAL, M..; CASTELLANI FILHO, L.; BRACHT, V. Metodologia do Ensino de Educação Física – São Paulo: Cortez, 1992.

VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Word cloud as a tool for content analysis an application to the challenges of the professional master´s degree courses in health education. Millenium Journal, Viseu, n. 11, p.29-36, 2000. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/17103. Acesso em: 17 ago. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
SARTI, R.; SANTOS, M. G. L. DE S. DOS; LIMA, M. B. P.; SILVA, P. K. P.; MACEDO, J. P. E.; SANTOS, A. P. DA S. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: AS NOVAS FORMAS DE DIÁLOGO EM MEIO À PANDEMIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 582-588, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios