UFPel talks: falando sobre ciência e a pandemia de forma virtual

  • Flávio Fernando Demarco UFPEL
  • Lucas Mello Ness Universidade Federal de Pelotas - servidor UNISINOS - doutorando
  • Silvana de Araújo Moreira UFPEL
  • Clarissa Garcia Guidotti UFPEL
  • Júlia de Oliveira Islabão UFPEL
Palavras-chave: Ciência. Ambiente virtual. Popularização da ciência. Divulgação científica.

Resumo

Distanciamento social, fechamento de serviços não essenciais, permanência em casa, higienização das mãos e o uso de máscaras ainda são as principais recomendações para conter o avanço da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) no mundo. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), como grande parte das Universidades, suspendeu suas atividades presenciais como medida preventiva de contenção da doença. A interrupção das atividades presenciais, porém, não significou a paralisação das atividades da Instituição. As diversas unidades da UFPel passaram a atuar diretamente em ações de prevenção, controle, instrumentalização e difusão de informações importantes no combate ao novo vírus, buscando atender a todas as necessidades que surgiram como reflexo da pandemia. Considerando seu papel social e a importância da Universidade na disseminação de informações científicas consolidadas, criou-se um projeto com intuito de ser um canal de comunicação com a comunidade, utilizando ferramentas virtuais. Este artigo visa relatar o processo de criação do UFPel Talks, projeto Unificado de divulgação de ciência. Também foi objetivo deste estudo descrever as temáticas, a audiência e o perfil desta em relação aos diferentes temas abordados. Ainda realizamos a discussão do UFPel Talks como projeto de divulgação da ciência e a sua importância para a sociedade.

Biografia do Autor

Flávio Fernando Demarco, UFPEL
Universidade Federal de PelotasProgramas de Pós-graduação em Odontologia e EpidemiologiaProfessor TitularPesquisador 1A do CNPqRua Gonçalves Chaves 457Centro - Pelotas -RS, 96015-560
Lucas Mello Ness, Universidade Federal de Pelotas - servidor UNISINOS - doutorando
Universidade Federal de PelotasPró – Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação Técnico em AudiovisualDoutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS Gomes Carneiro, 01, sala 444 - Centro - CEP 96010-610 Pelotas/RS
Silvana de Araújo Moreira, UFPEL
Universidade Federal de Pelotas Pró – Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação JornalistaDoutoranda do Programa de Pós-graduação em História da UFPel Gomes Carneiro, 01, sala 444 - Centro - CEP 96010-610 Pelotas/RS
Clarissa Garcia Guidotti, UFPEL
Universidade Federal de PelotasPró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e InovaçãoSecretária ExecutivaMestra em Letras pela Universidade Federal do Rio GrandeRua Gomes Carneiro, 01, sala 409A – Centro – CEP 96010-610 – Pelotas/RS
Júlia de Oliveira Islabão, UFPEL
Universidade Federal de Pelotas Coordenação de Pesquisa - Pró Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Técnica AdministrativaMestra em Administração Pública Rua Gomes Carneiro, 01, sala 409 A - Centro - CEP 96010-610 Pelotas/RS

Referências

BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 19 de setembro, 2020a.

BRASIL. Portaria nº 544, 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 114, de 17 jun. 2020b, seção 1, página 62.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFPEL. Prorrogada suspensão das atividades acadêmicas. Disponível em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/26/prorrogada-suspensao-das-atividades-academicas/. Acesso em: 2 ago. 2020a.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFPEL. UFPel conta com mais de 30 projetos sobre o novo coronavirus. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/14/ufpel-conta-com-mais-de-30-projetos-sobre-o-novo-coronavirus/. Acesso em: 2 ago. 2020b.

CRUZ. Márcia Maria. Entre solução e pesadelo na pandemia, ensino remoto ainda é desafio. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/educacao/2020/07/12/internas_educacao,1166060/entre-solucao-e-pesadelo-na-pandemia-ensino-remoto-ainda-e-desafio.shtml. Acesso em: 2 ago. 2020.

CUDISCHEVITCH, Clarice. Divulgação científica ainda é um desafio para pesquisadores. Disponível em: https://serrapilheira.org/divulgacao-cientifica-ainda-e-um-desafio-para-pesquisadores/. Acesso em: 2 ago. 2020.

HARTLEY, Kris; VU, Minh Khuong. Fighting fake news in the COVID-19 era: policy insights from an equilibrium model. Policy Sciences, p. 1-24, 2020.

JORNAL DA USP. 10 mitos sobre a universidade pública no Brasil. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/10-mitos-sobre-a-universidade-publica-no-brasil/. 29 jun. 2019. Acesso em: 2 ago. 2020.

RIGHETTI, Sabine. CIÊNCIA NA MÍDIA: ONDE ESTÃO OS ESTUDOS DE PESQUISADORES BRASILEIROS?. ComCiência e divulgação científica, p. 23.

RODRIGUEZ-MORALES, Alfonso J. et al. COVID-19 in Latin America: The implications of the first confirmed case in Brazil. Travel medicine and infectious disease, 2020.

SILVA, Lincoln Luis et al. Brazil Health Care System preparation against COVID-19. medRxiv, 2020.

WHO, World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19). Disponível em https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200802-covid-19-sitrep-195.pdf?sfvrsn=5e5da0c5_2. Acesso em: 2 ago. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
FERNANDO DEMARCO, F.; MELLO NESS, L.; DE ARAÚJO MOREIRA, S.; GARCIA GUIDOTTI, C.; DE OLIVEIRA ISLABÃO, J. UFPel talks: falando sobre ciência e a pandemia de forma virtual. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 274-284, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco