Ações extensionistas em dermatologia veterinária: promoção de saúde e bem-estar em tempos de isolamento social
Resumo
O projeto de extensão intitulado “Dermatovet: Serviço em dermatologia veterinária, na área de abrangência da UFPel” (DermatoVet UFPel), teve início no primeiro semestre de 2018 e surgiu como uma necessidade atual na medicina veterinária, tendo em vista que as especialidades estão em ascensão. O projeto visa realizar atendimento especializado em dermatologia veterinária para a comunidade que utiliza os serviços do Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL (HCV/UFPel). Dessa forma, o objetivo do trabalho foi descrever as atividades do projeto DermatoVet UFPel, expondo as mudanças necessárias para se manter o trabalho extensionista em momentos de isolamento social. As atividades de extensão promovidas pelo grupo, envolviam o atendimento semanal especializado em dermatologia para a comunidade externa. Com a suspensão de atividades acadêmicas, as ações de extensão se transformaram, passando a utilizar as mídias sociais do projeto. De abril de 2018 até agosto de 2019 haviam sido realizados um total de quarenta e seis atendimentos clínicos, sendo de quarenta e três cães e três gatos. O Instagram do projeto possui 787 seguidores e no Facebook 135 curtidas, ambas em crescimento constante. A primeira publicação deste novo período, obteve um alcance de 262 pessoas no Instagram e vinte e três no Facebook. Em contraste, a última publicação alcançou 620 pessoas no Instagram e 108 no Facebook, demonstrando o engajamento das páginas, e indicando que o conteúdo está alcançando um maior público. Em nossos resultados parciais, podemos observar o crescimento de nossas redes sociais, refletindo em informações mais disseminadas e que consequentemente levarão a maior instrução aos tutores de cães e gatos.Referências
BARBIERI, L.S.; et al. Contribuição da extensão universitária para a saúde humana e animal em comunidades carentes da região metropolitana do Recife, PE. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 72-73, 2017.
BATISTA, J. F.; et al. Estudo Retrospectivo da Casuística de Dermatopatias de Caráter Zoonótico do Hospital Veterinário do Campus Jataí / UFG. Revista Ars Veterinária, Jaboticabal, v.29 n.4, p.115, 2013.
CAPOBIANCO, L. A. Revolução em curso: Internet, Sociedade da Informação e Cibercultura. Estudos em Comunicação, São Paulo, v.7, n.2, p.175-193, 2010.
CARDOSO, Mauro José Lahm; MACHADO, Luiz Henrique Araújo; MELUSSI, Maíra; ZAMARIAN, Thaís Pitelli; CARNIELLI, Cássia Maria; JÚNIOR, José Carlos Melo Ferreira. Dermatopatias em cães: Revisão de 257 casos. Archives of Veterinary Science, v. 16, n. 2, p. 66-74, 2011.
FREITAS JÚNIOR, O. G.; PACHECO, R.C.S.; COSTA, E.B.; BARBOSA, D. M. Um Modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para aplicação nas Instituições de Ensino Superior. In: III Worshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento, 2002, São Carlos. Anais do III Worshop Brasileiro de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento. São Carlos, 2002. p. 301-315
GOMES, L. B. Importância e atribuições do médico veterinário na saúde coletiva. Sinapse Múltipla, v.6 n.1 p.70-75, 2017
LITTLE, S.E. O Gato: Medicina Interna. 1.ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015.
PFUETZENREITER, M.R.; ZYLBERSZTAJN, A.; AVILA-PIRES, F.D. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, v. 34, n.5, p. 1661-1668, 2004.
RODRIGUES, A.L.L.; et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação – Ciências humanas e sociais. Aracaju, v.1, n.16, p.141-148, 2013.
SILVA, A.P.; et al. Prevalência de Dermatopatias em Pequenos Animais Atendidos em Clínica Veterinária no Município de Jaguaribe-CE. Ciência Animal, v.28, n.4, p.18-20, 2018.
TOMAEL, M.I.; ALCARA, A.R.; DI CHIARA, I.G. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília , v. 34, n. 2, p. 93-104, Aug. 2005 .
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.