As ações do programa de extensão universitária cinead em tempos de isolamento social

  • Adriana Mabel Fresquet Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leonardo Cesar Alves Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Estudante de Pós-Graduação e Professor do Colégio de Aplicação
  • Pedro Almeida Cupolillo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cristiana Corrêa Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alfredo José Rebello Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Extensão universitária. Cinema. Educação., extensão

Resumo

O presente artigo apresenta algumas das ações de um programa de extensão da UFRJ no período da pandemia de Covid-19. Durante o funcionamento regular das instituições de ensino, o grupo concentra seus esforços em promover aulas de iniciação ao cinema em escolas e hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, foi necessário adaptar a proposta extensionista, respeitando as regras impostas no ano atípico de 2020, inventando e reinventando modos de viabilizar a continuidade das ações, de forma a manter o previsto na Resolução Nº 07, de 18 de dezembro de 2018 (que prevê a indissociabilidade do tripé universitário – pesquisa, ensino, extensão – e afirma a obrigatoriedade de cumprimento de pelo menos 10% do total da carga horária dos cursos de graduação em extensão). Durante a pandemia, diversas ações foram realizadas, entre estas um Curso de Extensão para vinte e cinco estudantes de graduação, além de encontros semanais com leituras de textos, visando a produção de materiais e a divulgação científica através das redes sociais do programa. Ainda durante esse período, o programa tem realizado minicursos e divulgado materiais em eventos acadêmicos universitários, tanto na UERJ quanto na UFRJ, além de organizar uma mostra virtual na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio.

Referências

ASSUNÇÃO, Helena Santos; MENDONÇA, Ricardo Fabrino. A estética política da gambiarra cotidiana. Revista Compolítica, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 92-114, 2016.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD/UFRJ, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CES, 07 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 10 set 2020

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Coleção Alteridade e Criação, 2).

FRESQUET, Adriana (org). Currículo de Cinema para a Educação Básica. Acessível em: www.educação.fe.ufrj/cultura/livros-digitais/Adriana Fresquet, 2013b.

FRESQUET, Adriana. Princípios e propostas para uma introdução ao cinema com professores e estudantes: a experiência do CINEAD/UFRJ. In: BARBOSA, Maria Carmen Silveira;; SANTOS, Maria Angélica. (Org.). Escritos de Alfabetização Audiovisual. Porto Alegre: Libretos, 2014.

FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação: a lei 13006/14. Reflexões, críticas e propostas. Ouro Preto: Universo, 2015.

GOMES, E. X. ; GONÇALVES, T. N. R. . Trabalho da educação: acção humana, não-produtividade e comunidade. Interacções, v. 11, p. 24 - 46, 2015.

GONÇALVES, TERESA N. R. Pesquisa(-)formação. Revista educação em questão (online), v. 57, p. 1-23, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 12, 20-28, 2002.

MASSCHELEIN, J . E-ducando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade. 2008.

MASSCHELEIN, J., & SIMONS, M. Em defesa da escola. Uma questão pública. Belo Horizonte/ São Paulo: Autêntica. 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Conselho Universitário. Resolução nº 02/2020, de 23 de abril de 2020. Regulamento da Extensão Universitária na UFRJ. Disponível em <https://xn--extenso-2wa.ufrj.br/images/CEU/RESOLUCOES/BUFRJ---Regulamento-da-Extensao.pdf>. Acesso em: 18 set. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
FRESQUET, A. M.; MOREIRA, L. C. A.; CUPOLILLO, P. A.; SANTOS, C. C.; REBELLO, A. J. As ações do programa de extensão universitária cinead em tempos de isolamento social. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 645-658, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios