A inovação no contexto da extensão universitária - conceitos e possibilidades na área da química

Palavras-chave: ensino superior, projetos, extensão, curricularização da extensão.

Resumo

Este estudo tem objetivo de definir o conceito de inovação no espaço da extensão universitária, bem como compreender como se estabelece a inovação a partir do estudo de caso dos projetos de extensão desenvolvidos na área da Química da Universidade Federal de Pelotas/RS. A pesquisa envolveu o levantamento de projetos de extensão em vigência, por meio de buscas no portal institucional da universidade, bem como a análise dos seus objetivos e propostas. Os projetos analisados trazem exemplos de objetivos, de abordagens e de perspectivas de ação na área da Química, com aspectos coerentes com a definição de inovação prevista à extensão universitária, permitindo articulações e contribuições aos sujeitos que atuam na e com a comunidade. Os resultados ressaltam a importância da extensão universitária e indicam que a inovação pode perpassar diferentes objetivos, possibilidades, espaços e públicos.

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Biografia do Autor

Fábio André Sangiogo, Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Rio Grande do Sul.
Possui graduação em Química-Licenciatura (2007), mestrado em Educação nas Ciências (2010) pela UNIJUÍ e doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2014) pela UFSC. Atualmente é professor no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), coordenador do Curso de Licenciatura em Química e professor no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFPel. Atua principalmente nos seguintes temas: abordagem temática, ensino e aprendizagem de Ciências, uso de imagens e representações de partículas submicroscópicas, formação docente, abordagem histórico-cultural, epistemologia e ensino Ciências.
Paola Bork Abib Kohn, Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Rio Grande do Sul.
Bacharela em Química Industrial (2015), Licenciada em Química (2020) e Mestra em Química (2017) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel, realizando estudos na área do Ensino de Química, com bolsa da Capes.
Flávia Moura de Freitas, Universidade Federal de Pelotas, Campus Capão do Leão, Rio Grande do Sul.
Mestra em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018). Especialista em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Uruguaiana (2016). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete/ 2015. Atualmente é aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel, realizando estudos na área do Ensino de Química, com bolsa da Capes.

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
SANGIOGO, F. A.; KOHN, P. B. A.; FREITAS, F. M. DE. A inovação no contexto da extensão universitária - conceitos e possibilidades na área da química. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 63-76, 29 dez. 2021.