Projeto inspiração: ensaio sobre a construção coletiva da telerreabilitação no pós-covid-19 em um território de favelas do município do Rio de Janeiro
Resumo
A adoção de novas tecnologias em saúde vem se mostrando promissora durante a pandemia da COVID-19, especialmente em territórios de favela. Os objetivos do Projeto InspirAção são: orientar a população sobre a síndrome pós-COVID-19; desenvolver estratégias de telerreabilitação através de uma plataforma digital de telessaúde (SAS Brasil) simples a ser acessada por dispositivos móveis no território de favelas; organizar ações dialógicas com os indivíduos atendidos, seus familiares e uma equipe multiprofissional em saúde; estabelecer parcerias com a atenção primária à saúde; sensibilizar as secretarias públicas de saúde e contribuir para a formação de estudantes e profissionais de saúde. O programa individualizado de telerreabilitação será realizado pelo período de oito a doze semanas com encontros sincronos com o fisioterapeuta (2x/semana), e rodas de conversa virtuais quinzenais com profissional de educação em saúde para escuta ativa dos pacientes e familiares. Dentre os resultados esperados estão o treinamento em telessaúde de estudantes e profissionais da saúde; redução e controle dos sintomas respiratórios, aumento da capacidade físico-funcional, melhora da qualidade de vida e reintegração social de pessoas que apresentam a síndrome pós COVID-19. O projeto se encontra em processo de construção coletiva para aproximação e protagonismo discente e articulações com parcerias locais. Esses fluxos estão embasando as inquietações deste ensaio, sobre a inovação em saúde com a participação de moradores de favelas cariocas, criando outros percursos formativos na área da saúde, além de auxiliar nas elaborações de políticas públicas para a construção de uma sociedade menos desigual.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
CENSO POPULACIONAL DA MARÉ. Redes da Maré – Rio de Janeiro. Redes da Maré, 2019.
COX, N. S. et al. Telerehabilitation for chronic respiratory disease (Review). Cochrane Database Sys. Rev. v. 29, n. 1, 2021.
DE NEGRI, F. et al. Socioeconomic factors and the probability of death by Covid-19 in Brazil. Journal of Public Health, p. 1–6, 2021.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus COVID-19 Global Cases by Johns Hopkins CSSE. Johns Hopkins University. Disponível em: <https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/dashboards/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6>. Acesso em: 11 de set. de 2021.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2297–2305, 2010.
MONAGHESH, E.; HAJIZADEH, A. The role of telehealth during COVID-19 outbreak : a systematic review based on current evidence. BMC Public Health, v. 4, p. 1–9, 2020.
NOGUEIRA, M. D. P. (Org.) Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: Pró-reitoria de extensão. UFMG, 2000.
PHILLIPS, S.; WILLIAMS, M. A. Confronting Our Next National Health Disaster - Long-Haul Covid. The New England Journal of Medicine. v. 385, n. 7, p. 577–579, 2021.
RAYMUNDO, C. E. et al. Spatial analysis of COVID-19 incidence and the sociodemographic context in Brazil. PLoS ONE, v. 16, n. 3, p. 1–16, 2021.
RIBEIRO, M. Da C. Universidade Pública: Mapeamento das políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 33, p. 421–443, 2019.
SANTANA, A. V.; FONTANA, A. D.; PITTA, F. Reabilitação pulmonar pós-COVID-19. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 47, n. 1, p. 10–12, 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Announces COVID-19 outbreak as a pandemic. World Health Organization Regional Office for Europe, 2020. Disponível em: <https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic>. Acesso em: 12 de Março de 2020.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.