Projeto inspiração: ensaio sobre a construção coletiva da telerreabilitação no pós-covid-19 em um território de favelas do município do Rio de Janeiro

  • Alessandra Choqueta Toledo-Arruda Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-8117-5045
  • Renan Vicente Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduando em Fisioterapia
  • Anderson Brasil Xavier Universidade Federal de Pernambuco/ Graduando em Fisioterapia
  • Lucas Maximo Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduando em Fisioterapia
  • Amanda Alves Jesus Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduanda em Fisioterapia
  • Brenda Almeida Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduanda em Fisioterapia
Palavras-chave: COVID-19, telessaúde, telerreabilitação, telemonitoramento, vulnerabilidade social.

Resumo

A adoção de novas tecnologias em saúde vem se mostrando promissora durante a pandemia da COVID-19, especialmente em territórios de favela. Os objetivos do Projeto InspirAção são: orientar a população sobre a síndrome pós-COVID-19; desenvolver estratégias de telerreabilitação através de uma plataforma digital de telessaúde (SAS Brasil) simples a ser acessada por dispositivos móveis no território de favelas; organizar ações dialógicas com os indivíduos atendidos, seus familiares e uma equipe multiprofissional em saúde; estabelecer parcerias com a atenção primária à saúde; sensibilizar as secretarias públicas de saúde e contribuir para a formação de estudantes e profissionais de saúde. O programa individualizado de telerreabilitação será realizado pelo período de oito a doze semanas com encontros sincronos com o fisioterapeuta (2x/semana), e rodas de conversa virtuais quinzenais com profissional de educação em saúde para escuta ativa dos pacientes e familiares. Dentre os resultados esperados estão o treinamento em telessaúde de estudantes e profissionais da saúde; redução e controle dos sintomas respiratórios, aumento da capacidade físico-funcional, melhora da qualidade de vida e reintegração social de pessoas que apresentam a síndrome pós COVID-19. O projeto se encontra em processo de construção coletiva para aproximação e protagonismo discente e articulações com parcerias locais. Esses fluxos estão embasando as inquietações deste ensaio, sobre a inovação em saúde com a participação de moradores de favelas cariocas, criando outros percursos formativos na área da saúde, além de auxiliar nas elaborações de políticas públicas para a construção de uma sociedade menos desigual.

Biografia do Autor

Alessandra Choqueta Toledo-Arruda, Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora adjunta no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LiRP/UFRJ). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), fez aprimoramento em Terapia Intensiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (2005) e doutorado em Ciências Médicas pela USP (2009) ambos apoiados pela FAPESP. Trabalhou como Professora no Departamento de Fisioterapia da UNESP (2012) período no qual realizou estágio científico junto ao Research Group for Pulmonary Rehabilitation na KU Leuven (Bélgica). Realizou pós-doutorado pelo Departamento de Clínica Médica da USP (2014) e no Laboratório de Ciências do Exercício da Universidade Federal Fluminense (2018) sob supervisão do Prof. Antônio Claúdio Lucas da Nobrega. Participa do corpo de docentes permanentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia, com ênfase em Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva. Áreas de interesse e atuação científicas são: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Reabilitação Pulmonar, Fisiologia e Fisiopatologia cardiorrespiratória e do Exercício e Imunologia do exercício.
Renan Vicente Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduando em Fisioterapia
Graduando em fisioterapia pela Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Iniciação científica pelo Grupo de Estudos COGITARE no Laboratório de Estudos das Ciências (LEC) do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/ UFRJ) e extensionista no Projeto InspirAção do Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LIRP/ UFRJ).
Anderson Brasil Xavier, Universidade Federal de Pernambuco/ Graduando em Fisioterapia
Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciação científica pelo Laboratório Multiusuário de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (LInDEF) da UFPE. Diretor de Pesquisa na Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Hospitalar (LIFIH) da UFPE. Extensionista no Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LIRP) na UFRJ.
Lucas Maximo Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduando em Fisioterapia
Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou iniciação científica no Laboratório de Neurodegeneração e Reparo (LNR) na UFRJ. Atualmente é aluno de iniciação científica eextensionista no Projeto InspirAção no Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LIRP) na UFRJ.
Amanda Alves Jesus, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduanda em Fisioterapia
Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou iniciação científica em 2020 no projeto Promoção, Prevenção, Reabilitação Física e Cirúrgica em Hanseníase no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Vice Presidente de extensão na Liga Acadêmica de Fisioterapia da  UFRJ. Extensionista no Projeto InspirAção  do Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LIRP/UFRJ)
Brenda Almeida Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Graduanda em Fisioterapia
Graduanda do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou iniciação científica entre 2019 a 2021 em Análise da funcionalidade em pacientes com dor crônica em uma Clínica da Família do Rio de Janeiro. Extensionista no Projeto InspirAção  do Laboratório de Investigação em Avaliação e Reabilitação Pulmonar (LIRP/UFRJ)

Referências

REFERÊNCIAS

CENSO POPULACIONAL DA MARÉ. Redes da Maré – Rio de Janeiro. Redes da Maré, 2019.

COX, N. S. et al. Telerehabilitation for chronic respiratory disease (Review). Cochrane Database Sys. Rev. v. 29, n. 1, 2021.

DE NEGRI, F. et al. Socioeconomic factors and the probability of death by Covid-19 in Brazil. Journal of Public Health, p. 1–6, 2021.

JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Coronavirus COVID-19 Global Cases by Johns Hopkins CSSE. Johns Hopkins University. Disponível em: <https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/dashboards/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6>. Acesso em: 11 de set. de 2021.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, p. 2297–2305, 2010.

MONAGHESH, E.; HAJIZADEH, A. The role of telehealth during COVID-19 outbreak : a systematic review based on current evidence. BMC Public Health, v. 4, p. 1–9, 2020.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.) Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: Pró-reitoria de extensão. UFMG, 2000.

PHILLIPS, S.; WILLIAMS, M. A. Confronting Our Next National Health Disaster - Long-Haul Covid. The New England Journal of Medicine. v. 385, n. 7, p. 577–579, 2021.

RAYMUNDO, C. E. et al. Spatial analysis of COVID-19 incidence and the sociodemographic context in Brazil. PLoS ONE, v. 16, n. 3, p. 1–16, 2021.

RIBEIRO, M. Da C. Universidade Pública: Mapeamento das políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 33, p. 421–443, 2019.

SANTANA, A. V.; FONTANA, A. D.; PITTA, F. Reabilitação pulmonar pós-COVID-19. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 47, n. 1, p. 10–12, 2021.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Announces COVID-19 outbreak as a pandemic. World Health Organization Regional Office for Europe, 2020. Disponível em: <https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic>. Acesso em: 12 de Março de 2020.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
TOLEDO-ARRUDA, A. C.; SILVA, R. V.; XAVIER, A. B.; SOUZA, L. M.; JESUS, A. A.; OLIVEIRA, B. A. Projeto inspiração: ensaio sobre a construção coletiva da telerreabilitação no pós-covid-19 em um território de favelas do município do Rio de Janeiro. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 84-93, 29 dez. 2021.