Aprendendo anatomia do sistema locomotor e respiratório através do Instagram @cbartesuneb

Palavras-chave: COVID-19, anatomia artística, redes sociais online, ensino fundamental e médio., extensão

Resumo

A pandemia pela doença COVID-19 motivou educadores a desenvolverem estratégias educacionais online associadas à arte.  Neste contexto, através da utilização das redes sociais como o Instagram, principalmente devido a sua popularidade e por oferecer acesso rápido, fácil e democrático, seria possivel integrar a universidade e educação básica para ampliar o conhecimento dos sistemas corporais. O objetivo foi apresentar estratégias para o aprendizado dos sistemas locomotor e respiratório através da rede social Instagram.Trata-se de uma ação extensionista para estudantes de colégios da educação básica no estado da Bahia. Foram realizadas atividades pontuadas e não pontuadas dos sistemas corporais propostos no story e do feed do perfil da rede social do projeto @cbartesuneb. Nas atividades pontuadas os estudantes receberam pontuação extra (cashback cbartes) nas disciplinas envolvidas no projeto. As produções enviadas por mensagem no direct foram publicadas, após consentimento, na conta do projeto no Instagram. A estratégia pedagógica proposta através da rede social Instagram, durante o ensino remoto e híbrido, possibilitou o aprimoramento do estudo de músculos da face e do sistema locomotor com maior participação quando a publicação foi no story da conta do projeto @cbartesuneb.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Oliveira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador, BA, Brasil.
Carina Oliveira dos Santos – Doutora em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador/BA; Fisioterapeuta, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Vida, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. CEP: 41.150-000 - Salvador – BA. E-mail: carina.oliveira@yahoo.com.br
Jaine de Souza Bomfim, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado da Bahia
Franciane da Silva Nascimento, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia.
Tainá Marcelle Rodrigues Rocha, Universidade do Estado da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade do Estado da Bahia

Referências

REFERÊNCIAS

BALLESTAR, M. T.; SAINZ, J.; TORRENT-SELLENS, J. Social Networks on Cashback Websites. Psychology and Marketing, v. 33n. 12, p. 1039–1045, 2016. doi:10.1002/mar.20937 . Disponivel em: < https://www.researchgate.net/publication/310468161_Social_Networks_on_Cashback_Websites> Acesso em: 26/12/2021

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasilia: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CBARTESUNEB. O Ensino de Ciências, Biologia e Anatomia Através da Arte na Educação Digital. Salvador (Bahia), 06 mai. 2021. Instagram: @cbartesuneb Disponível em: <https://www.instagram.com/cbartesuneb/> Acesso em: 28 dez. 2021

DOUGLAS, N.K.M, et al.,, Reviewing the role of Instagram in education: can a photo sharing application deliver benefits to medical and dental anatomy education? Medical Science Educator v.29, p. 1117–1128, 2019 . Disponível em < https://doi.org/10. 1007/s40670-019-00767-5.> Acesso em: 25 novembro 2021.

DAVIM, A. L. S.; ALBUQUERQUE, D. F.; NETO, J. F. DA S. Atlas de Anatomia Artística. Natal-RN: Firenzze, 2012.

DE MOURA, T. S.; DA SILVA, F.V.; NERY, L.F. Práticas de governamentalidade e a medicalização do corpo ansioso no Instagram. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 16, n. 40, p. 1-18, abr/jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/10266>. Acesso em: 06 de dez 2021

ESSIG, J. et al.,, InstaHisto: Utilizing Instagram as a Medium for Disseminating Visual Educational Resources. Medical Science Educator, 30(3), 1035–1042. 2020;30(3):1035-1042. Published 2020 Jun 17. doi:10.1007/s40670-020-01010-2

FERNANDES, R. M. M. Studygram: Interação e compartilhamento de processos de ensino-aprendizagem através do Instagram. Anais do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), v. 1, n. Cbie, p. 1964–1967, 2018.

Instagram. Termos de uso. 2021. <https://help.instagram.com/581066165581870/?helpref=hc_fnav> . Acesso em 03 out 2021

KLACZKO, J et al.,, Atlas fotográfico de anatomia comparada de vertebrados: sistemas esquelético e muscular. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. v. 4. Disponível em:< http://repositorio.unb.br/handle/10482/35461>. Acesso em 26 de dezembro de 2021

MENESES, J. R. F. et al.,, Estratégia de aprendizagem de Anatomia Humana no ciclo básico de Medicina num contexto de pandemia: relato de experiência com o uso do instagram Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e42110716923, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16923. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16923>. Acesso em: 20 dec. 2021.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R. Anatomia Orientada para a Clínica. 8ª edição, Rio de Janeiro: Grupo Gen, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527734608/.> Acesso em: 02 ago. 2021.

NETTER, F H. Atlas de Anatomia Humana. 6. ed. Rio de Janeiro: Gen Guanabara Koogan, 2015.

NGUYEN, V.H.; LYDEN, E.R.; YOACHIM, S.D.; Using Instagram as a tool to enhance anatomy learning at two US dental schools. J Dent Educ. p.1-11. 2021. https://doi.org/10.1002/jdd.12631 Disponivel em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jdd.12631>. Acesso em 20 dec. 2021

PEREIRA, J. A.; JÚNIOR, J. F. DA S.; SILVA, E. V. DA. Instagram como Ferramenta de Aprendizagem Colaborativa Aplicada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 5, n. 1, p. 119–131, 2019.

SEC DO ESTADO DA BAHIA. PORTARIA N° 985/2020. Disponível em: <http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/PORTARIA-985-2020-APROVEITAMENTO-DE-ESTUDOS-3.pdf .> Acesso em 26 dec 2021

SILVA, L. M.; PINTO, B. C. T.; MORADO. C. N. Internet: impacto das fake news no processo de ensino e aprendizagem de biologia. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p. 203-222, jul./set. 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11702>. Acesso em: 20 dec. 2021

TAVARES, R. Aprendizagem significativa e o ensino de ciências. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 11, 2008.

WHO, Word Health Organization. WHO caracterizes COVID-19 as a pandemic, 2020. Disponível em: <https://www3.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=15756:who-characterizes-covid-19-as-a-pandemic&Itemid=1926&lang=en > Acesso em 15 dec 2021.

WOLTMANN, A. et al. O extensionista em tempos de pandemia: relato de experiência da extensão em direito realizada por meio do canal virtual do Instagram @coronajur_ufn Expressa Extensão. ISSN 2358-8195 , v. 26, n. 1, p. 537-550, JAN-ABR, 2021

Publicado
2022-04-28
Como Citar
SANTOS, C. O. DOS; BOMFIM, J. DE S.; NASCIMENTO, F. DA S.; ROCHA, T. M. R. Aprendendo anatomia do sistema locomotor e respiratório através do Instagram @cbartesuneb. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 131-142, 28 abr. 2022.