Curso de extensão musicalização por estação de trabalho de áudio digital: relatório de experiência da primeira oferta de curso

Palavras-chave: estação de trabalho de áudio digital, Digital Audio Workstation (DAW), musicalização, curso de extensão, Bandlab., extensão

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência obtida na primeira oferta do curso online de extensão de musicalização por estação de trabalho de áudio digital (Digital Audio Workstation – DAW) de nível 1 para alunos, com carga horária de 31,5 horas que ocorreu entre agosto a novembro de 2021. O curso foi voltado para os alunos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do NOME DA INSTITUIÇÃO e comunidade externa a partir de 14 anos de idade que possuíam computadores, sem o pré-requisito de tocar ou possuir algum instrumento musical convencional. O curso ocorreu através do aplicativo Bandlab for education e Microsoft Teams de forma síncrona e assíncrona. Buscou-se metodologia que visasse ampliar a distância transacional (MOORE; KEARSLEY, 2010) e, ao mesmo tempo, manter diálogo com os alunos. Foram criados conteúdos que abrangessem tarefas das áreas de composição, performance, apreciação musical, produção musical, solfejo e ditado, com ênfase nas quatro primeiras, sendo as três consideradas como primeiro plano por Keith Swanwick (2014) e a última considerada aqui por observarmos as necessidades do músico amador ou profissional do século XXI. Foi realizado um levantamento das tarefas consideradas específicas da educação musical a distância, além de ter sido feita autocrítica sobre as atividades realizadas no curso. Se concluiu que em futuras ofertas do curso será necessário equalizar melhor as tarefas. 

Biografia do Autor

Fabiano Lemos Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ com tese sobre as Licenciaturas em Música a distância através da UAB (área Educação musical). Mestre em Música pela UFRJ. Licenciado em Música pela UFRJ. Especialista (pós-graduaçao lato-sensu) em Educação a Distância Pelo SENAC-RJ. Atua como Professor de Artes/Música do CEFET-RJ no curso técnico integrado em Mecânica de Itaguaí. Atuou como professor do curso técnico e básico em Música nas disciplinas Piano, Teclado, Harmonia e Improvisação, Percepção Musical, Prática de Conjunto, Condução de Acordes (Teclado), Didática da Música, Prática de Condução de Acordes e Tecnologia Musical (Editoração de Partituras) na Fundação Cultural Casimiro de Abreu (FCCA), Escola de Artes Maria José Guedes (EMART - Macaé) em escolas de música e aulas particulares, como professor de Música em escolas públicas de ensino regular de ensino fundamental, Tutor a distância da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no curso de Licenciatura em Música e tutor presencial da UERJ (CEDERJ) no curso de Pedagogia. Atua como músico. Autor do livro "A aprendizagem de música a distância em universidades do Brasil: relatos de experiência discente" (editora CRV) e co-autor (juntamente com prof. Dr. Daniel Gohn e outros) de "Música e ensino de Música", ed. Paco. Autor do site www.fabianolemos.com.br - textos e produção audiovisual.

Referências

AUTOR. 2014.

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
PEREIRA, F. L. Curso de extensão musicalização por estação de trabalho de áudio digital: relatório de experiência da primeira oferta de curso. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 155-166, 28 abr. 2022.