Curso de extensão musicalização por estação de trabalho de áudio digital: relatório de experiência da primeira oferta de curso

Palavras-chave: estação de trabalho de áudio digital, Digital Audio Workstation (DAW), musicalização, curso de extensão, Bandlab., extensão

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência obtida na primeira oferta do curso online de extensão de musicalização por estação de trabalho de áudio digital (Digital Audio Workstation – DAW) de nível 1 para alunos, com carga horária de 31,5 horas que ocorreu entre agosto a novembro de 2021. O curso foi voltado para os alunos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do NOME DA INSTITUIÇÃO e comunidade externa a partir de 14 anos de idade que possuíam computadores, sem o pré-requisito de tocar ou possuir algum instrumento musical convencional. O curso ocorreu através do aplicativo Bandlab for education e Microsoft Teams de forma síncrona e assíncrona. Buscou-se metodologia que visasse ampliar a distância transacional (MOORE; KEARSLEY, 2010) e, ao mesmo tempo, manter diálogo com os alunos. Foram criados conteúdos que abrangessem tarefas das áreas de composição, performance, apreciação musical, produção musical, solfejo e ditado, com ênfase nas quatro primeiras, sendo as três consideradas como primeiro plano por Keith Swanwick (2014) e a última considerada aqui por observarmos as necessidades do músico amador ou profissional do século XXI. Foi realizado um levantamento das tarefas consideradas específicas da educação musical a distância, além de ter sido feita autocrítica sobre as atividades realizadas no curso. Se concluiu que em futuras ofertas do curso será necessário equalizar melhor as tarefas. 

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Biografia do Autor

Fabiano Lemos Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ com tese sobre as Licenciaturas em Música a distância através da UAB (área Educação musical). Mestre em Música pela UFRJ. Licenciado em Música pela UFRJ. Especialista (pós-graduaçao lato-sensu) em Educação a Distância Pelo SENAC-RJ. Atua como Professor de Artes/Música do CEFET-RJ no curso técnico integrado em Mecânica de Itaguaí. Atuou como professor do curso técnico e básico em Música nas disciplinas Piano, Teclado, Harmonia e Improvisação, Percepção Musical, Prática de Conjunto, Condução de Acordes (Teclado), Didática da Música, Prática de Condução de Acordes e Tecnologia Musical (Editoração de Partituras) na Fundação Cultural Casimiro de Abreu (FCCA), Escola de Artes Maria José Guedes (EMART - Macaé) em escolas de música e aulas particulares, como professor de Música em escolas públicas de ensino regular de ensino fundamental, Tutor a distância da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no curso de Licenciatura em Música e tutor presencial da UERJ (CEDERJ) no curso de Pedagogia. Atua como músico. Autor do livro "A aprendizagem de música a distância em universidades do Brasil: relatos de experiência discente" (editora CRV) e co-autor (juntamente com prof. Dr. Daniel Gohn e outros) de "Música e ensino de Música", ed. Paco. Autor do site www.fabianolemos.com.br - textos e produção audiovisual.

Referências

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
PEREIRA, F. L. Curso de extensão musicalização por estação de trabalho de áudio digital: relatório de experiência da primeira oferta de curso. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 155-166, 28 abr. 2022.