Meio ambiente, cidadania e arte: ações educativas na formação de crianças e adolescentes em idade escolar
Resumo
Objetiva-se descrever o processo de construção e desenvolvimento do projeto de extensão Saúde x Resíduos Sólidos: criando agentes multiplicadores na escola. O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, entre julho de 2018 e julho de 2019. De caráter interdisciplinar, foi dividido em 3 momentos distintos. No momento 1 foi realizada a etapa inicial visando a imersão progressiva dos discentes com a temática da educação ambiental. No momento 2 foram planejadas duas oficinas, uma de reaproveitamento de garrafas PET e outra de reciclagem de papel. No momento 3 foi reservado um espaço para recolhimento da retroalimentação por parte do corpo escolar e dos discentes extensionistas. Participaram das ações de extensão 4 escolas, uma da região urbana e 3 da região rural, totalizando aproximadamente 577 escolares, do ensino fundamental I e II. As ações desenvolvidas fomentaram o aprimoramento de habilidades essenciais para manifestação da cidadania sobre o meio ambiente.Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. São Paulo. 2020. Disponível: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/. Acesso em: 25 fev. 2022.
BARCELLOS, F. N.; COPETTI, A. C. C.; PASTORIO, E. Gestão dos resíduos sólidos na Escola do Campo: experiência de educação ambiental na EMCEF de São Gabriel/RS. Revista Monografias Ambientais, v. 19, p. 9, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/43415/html. Acesso em: 20 fev. 2022.
BRASIL, Constituição. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.
CORRÊA, F. V. S.; CORRÊA, V. C.; PALHARES, J. M. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na fronteira franco-brasileira: impactos socioambientais. Ciência Geográfica - Bauru, v. 24, n. 2, p. 635-654, 2020. Disponível em: https://agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_2/agb_xxiv_2_web/agb_xxiv_2-11.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.
FÃO, J. M.. A importância da educação ambiental nas escolas: um estudo nas escolas municipais de ensino fundamental de Frederico Westphalen/RS. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 5, n. 1, p. 108-123, 2020. Disponível em: http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294. Acesso em: 25 fev. 2022.
GOMIDE, M. F. et al. Educação ambiental entre escolares. Mostra científica de ações extensionistas, v. 5, n. 1, p. 102-107, 2020. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/extensao/article/view/5877. Acesso em: 25 fev. 2022.
LAYRARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. LOUREIRO, F.; LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, 179-220. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2648905/mod_resource/content/1/LAYRARGUES_2002_O_cinismo_da_reciclagem.pdf. Acesso em 28 mar. 2022.
LAYRARGUES, P. P.; COSTA, G. F. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil Ribeirão Preto, setembro de 2011. Anais [...]. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/Layrargues_e_Lima_-_Mapeando_as_macro-tend%C3%AAncias_da_EA.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.
SANTOS, A.; COSTA, V. S. O.; SANTOS, T. G. Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em duas unidades escolares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 25-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9658. Acesso em: 20 fev. 2022.
SOUSA, F. A. et al. Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 3, n. 1, p. 124-131, 2020. Disponível em: https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/358. Acesso em: 27 fev. 2022.
VIEIRA, F. S. et al. Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/641. Acesso em: 22 fev. 2022.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.