Meio ambiente, cidadania e arte: ações educativas na formação de crianças e adolescentes em idade escolar

Palavras-chave: educação ambiental, saúde, resíduos sólidos, sensibilização., extensão

Resumo

Objetiva-se descrever o processo de construção e desenvolvimento do projeto de extensão Saúde x Resíduos Sólidos: criando agentes multiplicadores na escola. O projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, entre julho de 2018 e julho de 2019. De caráter interdisciplinar, foi dividido em 3 momentos distintos. No momento 1 foi realizada a etapa inicial visando a imersão progressiva dos discentes com a temática da educação ambiental. No momento 2 foram planejadas duas oficinas, uma de reaproveitamento de garrafas PET e outra de reciclagem de papel. No momento 3 foi reservado um espaço para recolhimento da retroalimentação por parte do corpo escolar e dos discentes extensionistas. Participaram das ações de extensão 4 escolas, uma da região urbana e 3 da região rural, totalizando aproximadamente 577 escolares, do ensino fundamental I e II. As ações desenvolvidas fomentaram o aprimoramento de habilidades essenciais para manifestação da cidadania sobre o meio ambiente.

Biografia do Autor

Magna Galvão Peixoto, Universidade Federal de Sergipe
Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Sergipe e Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.Doutora em Biotecnologia, profa de habilidades e atitudes em saúde.
Willamis Tenório Ramos, Fisioterapeuta- Universidade Federal de Sergipe
Residente em Saúde Mental do Adulto pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)/ Secretaria de Estado de  Saúde no Distrito Federal (SES-DF).
Ruaan Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Sergipe
Acadêmico do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Ranielly de Almeida Lima, Universidade Federal de Sergipe
Farmacêutica - Universidade Federal de Sergipe
Deison Soares de Lima, Universidade Federal de Sergipe
Professor Adjunto do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Mestrado pelo Departamento de Imunologia Básica e Aplicada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), onde trabalhou no Laboratório de Vacinas Gênicas. Ainda na FMRP-USP, concluiu seu Doutorado (2010) pelo Departamento de Clínica Médica.
Daniela Raguer Valadão de Souza, Universidade Federal de Sergipe
Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departameto de Medicina Translacional da EPM/UNIFESP e Mestrado em Ciências pelo Departamento de Hematologia da FMUSP. Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Cidade de São Paulo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. São Paulo. 2020. Disponível: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/. Acesso em: 25 fev. 2022.

BARCELLOS, F. N.; COPETTI, A. C. C.; PASTORIO, E. Gestão dos resíduos sólidos na Escola do Campo: experiência de educação ambiental na EMCEF de São Gabriel/RS. Revista Monografias Ambientais, v. 19, p. 9, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/43415/html. Acesso em: 20 fev. 2022.

BRASIL, Constituição. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.

CORRÊA, F. V. S.; CORRÊA, V. C.; PALHARES, J. M. Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na fronteira franco-brasileira: impactos socioambientais. Ciência Geográfica - Bauru, v. 24, n. 2, p. 635-654, 2020. Disponível em: https://agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_2/agb_xxiv_2_web/agb_xxiv_2-11.pdf. Acesso em: 20 fev. 2022.

FÃO, J. M.. A importância da educação ambiental nas escolas: um estudo nas escolas municipais de ensino fundamental de Frederico Westphalen/RS. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 5, n. 1, p. 108-123, 2020. Disponível em: http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/294. Acesso em: 25 fev. 2022.

GOMIDE, M. F. et al. Educação ambiental entre escolares. Mostra científica de ações extensionistas, v. 5, n. 1, p. 102-107, 2020. Disponível em: http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/extensao/article/view/5877. Acesso em: 25 fev. 2022.

LAYRARGUES, P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. LOUREIRO, F.; LAYRARGUES, P.; CASTRO, R. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002, 179-220. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2648905/mod_resource/content/1/LAYRARGUES_2002_O_cinismo_da_reciclagem.pdf. Acesso em 28 mar. 2022.

LAYRARGUES, P. P.; COSTA, G. F. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In: VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil Ribeirão Preto, setembro de 2011. Anais [...]. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/educacao_ambiental/Layrargues_e_Lima_-_Mapeando_as_macro-tend%C3%AAncias_da_EA.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

SANTOS, A.; COSTA, V. S. O.; SANTOS, T. G. Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos em duas unidades escolares. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 25-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9658. Acesso em: 20 fev. 2022.

SOUSA, F. A. et al. Educação Ambiental: Abordagem socioambiental em uma escola do Nordeste brasileiro. Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 3, n. 1, p. 124-131, 2020. Disponível em: https://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi/article/view/358. Acesso em: 27 fev. 2022.

VIEIRA, F. S. et al. Avaliação do ensino de educação ambiental a partir da percepção dos professores do município de Aracaju, Sergipe. Scientia Plena, v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/641. Acesso em: 22 fev. 2022.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
GALVÃO PEIXOTO, M.; TENÓRIO RAMOS, W.; OLIVEIRA CARVALHO, R.; DE ALMEIDA LIMA, R.; SOARES DE LIMA, D.; RAGUER VALADÃO DE SOUZA, D. Meio ambiente, cidadania e arte: ações educativas na formação de crianças e adolescentes em idade escolar. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 96-102, 28 abr. 2022.