A construção de um semáforo no tinkercad: aberturas para trabalhar robótica com crianças

  • Fabiane Mondini Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Ronaldo Araújo de Souza Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0722-2442
  • Maysa Gabriela Lucas Izaias Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • João Pedro Gonçalves Dias Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Eric Ribeiro Alves Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Palavras-chave: Educação, conhecimento, ações afirmativas, robótica.

Resumo

Este texto tem por objetivo tematizar a construção de um semáforo na plataforma Tinkercad com alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de Votorantim — SP. As ações estão vinculadas ao projeto Robótica Educacional: uma proposta para o Ensino Fundamental I, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre de 2022 por um grupo de estudantes, atendido com recursos da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Diversidades (CAADI), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Orientados pela abordagem STEAM e pelo que vem se convencionando a chamar na região de inquérito da Educação Matemática de Educação Tecnológica, desenvolvemos oficinas de introdução à lógica de programação com o Scratch e elaboramos protótipos tais como dispenser automático de álcool em gel, carrinho de controle remoto, alarme de presença, semáforo. Este último é tematizado neste trabalho porque compreendemos a existência da possibilidade de abordarmos conteúdos conectados com o presente dos alunos, que vivem em uma realidade de pouco contato com as tecnologias digitais. A abrangência do texto também se estende ao tema das ações afirmativas, que desempenham um importante papel no combate à desigualdade social e às segregações, permitindo que pessoas pertencentes a grupos socialmente marginalizados alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico, socioprofissional e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Mondini, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro. Professora do departamento de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Sorocaba e do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Rio Claro.
Ronaldo Araújo de Souza, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins.
Maysa Gabriela Lucas Izaias, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Sorocaba.
João Pedro Gonçalves Dias, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Sorocaba.
Eric Ribeiro Alves, Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Sorocaba.

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 02 set. 2022.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101892.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.

INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2018. Brasília, 3 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/images/03.12.2019_Pisa-apresentacao-coletiva.pdf. Acesso em: 01 set. 2022.

GAROFALO, D. Como levar o STEAM para a sala de aula. Jun. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18021/como-levar-o-steam-para-a-sala-de-aula. Acesso em: 08 set. 2022.

MAIA, D. L.; CARVALHO, R. A.; APPELT, V. K. Abordagem STEAM na Educação Básica Brasileira: Uma Revisão de Literatura. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 49, p. 68-88, out./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13536. Acesso em: 08 abril 2022.

MONDINI, F. et al. Educação tecnológica no âmbito da educação matemática: articulando compreensões. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 19, n. 20, p. 143-157, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i34.532. Acesso em: 18 ago 2022.

MUNIZ, R.; V. SILVA. Para fortalecer uma cultura dos direitos humanos na Universidade. UNESP, Rio Claro, 21 fev. 2022. Disponível em: https://www2.unesp.br/sharer.php?noticia=36747. Acesso em: 02 set. 2022.

OBATA, J. Y.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A. Tecnologia, Educação e Educação Tecnológica: Heranças e Endereçamentos. #Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.7, n.1, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2727. Acesso em: 18 ago 2022.

OLIVEIRA, K. L. et. al. Formação Online de Professores em Robótica Educacional com Práticas no Simulador Tinkercad. RBECM, Passo Fundo, v. 5, n. ed. esp, 23 fev. 2022. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12850/114116324. Acesso em: 06 set. 2022.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 4. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 18 ago 2022.

PEREIRA, G. O Uso da Robótica Educacional no Ensino Fundamental: relatos de um experimento. Catalão: UFG, 2010. 66 f. Monografia (Curso de Ciência da Computação) — Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2010. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/498/o/Gabriela2010.pdf. Acesso em: 28 ago. 2022.

SÃO PAULO. O impacto da pandemia na educação: Avaliação Amostral da Aprendizagem dos Estudantes. São Paulo: Secretaria de Educação de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-Estudo-Amostral-1.pdf. Acesso em: 02 set. 2022.

SCAICO, P. D. et. al. Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch. In Anais do XVIII WIE. p. 273-282, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wie.2012.18718. Acesso em: 05 ago. 2022.

Publicado
2024-04-21
Como Citar
MONDINI, F.; ARAÚJO DE SOUZA, R.; GABRIELA LUCAS IZAIAS, M.; PEDRO GONÇALVES DIAS, J.; ALVES, E. R. A construção de um semáforo no tinkercad: aberturas para trabalhar robótica com crianças. Expressa Extensão, v. 28, n. 1, p. 191-201, 21 abr. 2024.