Comparando pau-brasil e minério de ferro: sustentabilidade e formação humana na exploração de recursos naturais

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, formação humana, exploração de recursos naturais, comércio internacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as relações entre o desenvolvimento sustentável, aformação humana e a exploração de recursos naturais, através de um estudo comparativo entreo comércio do pau-brasil no mercado europeu e o minério de ferro no mercado chinês.Alémdisso, busca identificar as medidas adotadas para promover o desenvolvimento sustentável ea formação humana nos respectivos contextos de exploração.O referencial teórico abrangediversas áreas do conhecimento, incluindo o conceito de desenvolvimento sustentável apresentado no Relatório Brundtland, a relação entre desenvolvimento sustentável e exploração derecursos naturais discutida por Leff, a importância da formação humana segundo Paulo Freire, anecessidade de justiça social na exploração de recursos destacada por Sen, o papel do comérciointernacional no crescimento econômico abordado por Krugman e Obstfeld, e as assimetriasde poder e informação no comércio internacional discutidas por Stiglitz.A metodologia adotadaenvolveu uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente o estudo, utilizando dadoshistóricos, socioeconômicos e ambientais. Os dados coletados foram analisados qualitativamentee confrontados com o referencial teórico, resultando em uma discussão crítica e na apresentaçãode conclusões e recomendações para promover o desenvolvimento sustentável e a formaçãohumana na exploração de recursos naturais.O estudo comparativo entre o comércio do pau-brasile do minério de ferro oferece lições relevantes para a exploração de recursos naturais em outroscontextos, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais mais responsáveis, visando o equilíbrio entre o progresso econômico e a preservação socioambiental.

Biografia do Autor

Everton Nery Carneiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutor em Educação (UFC); Pós-doutor em Crítica Cultural (UNEB); Doutor e Mestre em Teologia (EST); Especialização: Educação, Desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA); Filosofia Contemporânea (Faculdade São Bento); Ética, Educação e Teologia (EST); Graduação: Geografia (UEFS); Filosofia (FBB); Teologia (STBNe). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Coordenador do Curso de Pedagogia do Campus XV da UNEB. Líder do grupo de Pesquisa em Estudos Africanos e Representações da África. Membro do Grupo de Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde. Autor dos livros: "Mitologia Grega e Bíblica - Narrativas de transgressão; "Filosofia, Teologia e Poesia"; "Ética e Hermenêutica”; “Sobre, Entre e Para”; “Ensino religioso: política, diversidade, fenômeno religioso e práticas pedagógicas.”
Ailson Pinhão de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Professor da Universidade do Estado da Bahia, Graduado em Filosofia e em Pedagogia, Mestre em Cultura e Turismo e Doutor em Educação. Autor do livro "Saberes-Fazeres de Professoras do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado
2023-09-14
Como Citar
NERY CARNEIRO, E.; PINHÃO DE OLIVEIRA, A. Comparando pau-brasil e minério de ferro: sustentabilidade e formação humana na exploração de recursos naturais. Expressa Extensão, v. 28, n. 3, p. 39-50, 14 set. 2023.