Atuação do pedagogo em espaços não escolares: práticas pedagógicas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes

Palavras-chave: processos educativos, pedagogia, educação Informal, NEDDIJ

Resumo

Este trabalho analisa as contribuições do pedagogo em diversos contextos, com ênfase em sua atuação no Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) de Francisco Beltrão, Paraná, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O núcleo desenvolve atividades pedagógicas e presta apoio jurídico, visando à proteção integral desse público. Este estudo busca compreender a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico, respaldando-se em autores que discutem a pedagogia em ambientes que extrapolam os limites escolares como Gohn (2006), Severo (2015), Libâneo (2010) e Pimenta (1999). Os resultados evidenciam que a atuação da equipe pedagógica do Núcleo, por meio das palestras e oficinas, desempenha contribuições relevantes na formação cidadã e na promoção dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo as políticas de proteção que contribuem significativamente para a formação social dos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Canova dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. PR, Brasil.
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco (2021), e em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) (2022). Atualmente, cursa Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com início em 2022. Complementou sua formação acadêmica com especializações lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis Continente (2023), Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande (2023), Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina (2023), Tutoria em Educação a Distância e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (2024), Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2024), e Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências pela Universidade de Brasília (UnB) (2024). Atualmente, é mestrando em Educação pela Unioeste, Campus Francisco Beltrão (2024), na linha de pesquisa de 1, "Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores" . Atua como professor intérprete de Libras e pesquisador nas áreas de linguística aplicada, gramática e formação trabalho docente, com ênfase em organização do trabalho pedagógico. Seus principais temas de interesse incluem educação e políticas públicas, ensino de línguas, trabalho e infância.
Bruna Ponzoni Horn, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. PR, Brasil.
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2020). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Dra. Karin Cozer de Campos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2016). Realizou estágio doutoral como bolsista da Fundación Carolina na Universidad de Huelva (UHU, Espanha), Departamento de Educação. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2010). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2004). Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE. Atua na docência na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado em Educação, da Unioeste, Linha de Pesquisa Cultura, processos educativos e formação de professores.Possui experiência na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental. Integrante do Grupo de Pesquisa "Educação, Crianças e Infâncias" - GPECI da UNIOESTE. Discute e pesquisa principalmente os seguintes temas: Narrativa, Narração oral de histórias, Infância, Criança e Cultura, Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Dr. Elmer da Silva Marques, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2015), Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professor do curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, câmpus de Francisco Beltrão, e coordenador do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude - Neddij, de Francisco Beltrão.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 27 de out. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 27 de out. 2024.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.14, n.50, p.27-38, jan./mar. 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?12. ed. – São Paulo, Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Poiésis, Florianópolis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005/2006.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em: http://educa. fcc.org.br/scielo.php?s cript=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200004& lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 de out. 2024.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 244, p. 561-576. set/dez, 2015

Publicado
2025-06-02
Como Citar
CANOVA DOS SANTOS, W.; PONZONI HORN, B.; COZER DE CAMPOS, K.; DA SILVA MARQUES, E. Atuação do pedagogo em espaços não escolares: práticas pedagógicas relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes . Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300107, 2 jun. 2025.
Seção
Dossiê Temático