Violência contra mulher
um caso em Francisco Beltrão, PR
Resumo
A violência contra a mulher é um assunto urgente e que desperta inúmeros sentimentos e reflexões todos os dias. Na época da pandemia gerada pela Covid-19 a situação não foi diferente, provocando uma série de conflitos e reflexões. O objetivo deste trabalho é compartilhar um caso sobre a violência contra a mulher em Francisco Beltrão. Como metodologia utilizamos a busca referencial e documental dentro da disciplina de Leitura e Produção Textual ministrada como optativa na UTFPR, campus Francisco Beltrão para os cursos de Engenharia, a qual dividiu as aulas entre atividades teóricas e práticas para que fosse possível uma experiência completa de leitura, produção e submissão de um texto partindo de casos da comunidade externa. Com esse trabalho chegamos ao resultado de que durante a pandemia o número de denúncias decaiu, porém o número de feminicídios aumentou, concluímos também que se faz necessário o serviço de proteção a mulher e a rede apoio que as acolhe.Downloads
Referências
BACH, Deise. Violência contra a mulher mantém índices altos em Francisco Beltrão, em 11/11/24. Disponível em: https://rbj.com.br/violencia-contra-a-mulher-mantem-indices-altos-em-francisco-beltrao/. Acesso em: 19 jan. 2025.
BELTRÃO. amplia combate da violência contra a mulher. Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, [S. l.], p. 1-1, 9 ago. 2021. Disponível em: https://www.franciscobeltrao.pr.gov.br/noticias/beltrao-amplia-combate-da-violencia-contra-a-mulher/. Acesso em: 19 jan. 2025.
CNJ, Conselho Nacional de Justiça. Campanha Sinal Vermelho. 2020. Disponível em https://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/violencia-contra-a-mulher/campanha-sinal-vermelho/. Acesso em: 19 jan. 2025.
GARCIA, Karen. 21 histórias de violência contra mulher nos últimos anos. Extra, [s. l.], p. 1-1, 9 mar. 2019. Disponível em: https://extra.globo.com/casos-de-policia/21-historias-de-violencia-contra-mulher-nos-ultimos-anos-23509297.html. Acesso em: 19 jan. 2025.
GOMES, Maria Carmen Aires; CARVALHO, Alexandra Bittencourt de. Pandemia de COVID-19 e violência doméstica na conjuntura sociopolítica brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 3, p. e74781, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/gszYbLqkVpzmwjcN4RHjsdj/. Acesso em: 19 jan. 2025.
GUZZO, Morgani. Paraná está entre os dois estados que omitem dados sobre feminicídio. Mais vós mais nós, Catarinas, p. 1-1, 11 jun. 2021. Disponível em: https://catarinas.info/um-virus-e-duas-guerras-violencia-contra-as-mulheres-no-parana/. Acesso em: 19 jan. 2025.
RPC, Rede Paranaense de Televisão. Homem é preso após invadir a casa da ex e matar a irmã dela a facadas; pais da vítima ficaram feridos. G1, [S. l.], p. 1-1, 7 mar. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2022/03/07/homem-e-preso-apos-invadir-a-casa-da-ex-e-matar-a-irma-dela-a-facadas-pais-da-vitima-ficaram-feridos.ghtml. Acesso em: 19 jan. 2022.
LIMA, Raissa R., MODESTO, Natália P. S., BARROSO, Milena F. & SOUZA, Valmiene F. F. Violência contra as mulheres nas universidades: uma discussão silenciada. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social. P 1-15. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/einps/article/view/33398.Acesso em: 31 mar. 2022.
MAGALU passa a oferecer apoio a meninas e mulheres vítimas de violência. Exame, [S. l.], p. 1-1, 8 mar. 2021. Disponível em: https://exame.com/negocios/magalu-passa-a-oferecer-apoio-a-meninas-e-mulheres-vitimas-de-violencia/. Acesso em: 27 maio 2022.
OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde. Devastadoramente generalizada: 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo sofre violência. Publicado em 09/03/2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-3-2021-devastadoramente-generalizada-1-em-cada-3-mulheres-em-todo-mundo-sofre-violencia. Acesso em: 19 jan. 2022.
TRIBUNA. Pandemia e isolamento intensificaram a violência contra a mulher em Curitiba. Tribuna, UOL, p. 1-1, 26 dez. 2021. Disponível em: https://tribunapr.uol.com.br/noticias/curitiba-regiao/pandemia-e-isolamento-intensificaram-a-violencia-contra-a-mulher-em-curitiba/. Acesso em: 31 mar. 2022.
Copyright (c) 2025 Expressa Extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.