Cultura italiana em Palma Sola, SC e a figura de Catharina Crestani Seger

Palavras-chave: Santa Catarina, educação, história.

Resumo

O município de Palma Sola, no estado de Santa Catarina (SC), teve sua formação a partir dos indígenas, caboclos e pessoas vindas de outras cidades de SC, dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, muitas delas eram descendentes de europeus imigrantes, vindos de países como a Itália. Este trabalho busca relacionar a cultura italiana do município de Palma Sola, SC com a cidadã Catharina Crestani Seger. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados envolveram marcas colonizadoras de visibilidade da influência dessa etnia no município, projetos e no esforço em manter o folclore, festas e jantares típicos e ainda uma palestra de divulgação em escola pública. Isso está presente de forma concreta na arquitetura, na alimentação, nos costumes e na linguagem. A conclusão mostra que atualmente a etnia italiana predomina nos espaços dos municípios de Palma Sola e está associada à história da figura pública Catharina Crestani Seger, o que foi compartilhado em palestra na Escola Claudio Crestani da mesma comunidade.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Bonamigo, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ampére (2016), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) na Linha Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, no Curso de Pedagogia, com as disciplinas de Filosofia da Educação II e Orientação de Estágio I e do Programa de Pós-Graduação em Educação - nível de Mestrado - Linha de Pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Educação do Campo e Agroecologia e Filosofia da Educação, atuando, sobretudo, nos seguintes temas: Educação, Educação do Campo, Filosofia da Educação, Agroecologia e Metodologias do Ensino de História. Pesquisador da Educação do Campo e suas interações com a agricultura camponesa e a agroecologia. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares - GEFHEMP (UNIOESTE) e membro subcoordenador da Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo - REFOCAR (UNIOESTE).
Marieli Lawisch, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2023). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2014), segunda licenciatura - Ênfase em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2018), graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2015), especialização em Educação Infantil pela Faculdade UNINA (2020), tecnóloga em Secretariado pela Faculdade de Tecnologia Internacional - FATEC (2008). Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-cultural - GEPEAThc, da UNIOESTE/FB com a líder Dr. Prof. Janaina Damasco Umbelino. Atualmente é professora efetiva na educação infantil pela Secretaria Municipal de Palma Sola - Santa Catarina.

Referências

BURIGANA, R. A Grande Guerra: a Primeira Guerra Mundial (1914-2014), Evento e Memória. História Unicap, v. 1, n. 1, jan./jun. de 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Vendas/Downloads/Dialnet-AGrandeGuerra-5615907.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

DEBONA, N. I. Memórias da Colonização de Palma Sola. São Miguel do Oeste -SC: Mclee, 2003.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

FOUCAULT, M. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault - Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação. Brasília. Liber Livro, 2007.

HUTTER, L. M. A imigração italiana: aspectos gerais do processo imigratório. Rev. Inst. Bras., SP, 1987. Disponível em: file:///C:/Users/Vendas/Downloads/69906-Texto%20do%20artigo-93118-1-10-20140113.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOPES, K. R.; MENDES, R. P.; FARIA, V. L. B. de (Orgs.). Coleção pro infantil: módulo II unidade 3 livros de estudo. vol. 2. Brasília: MEC. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/mod_ii_vol2unid2.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 21ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz T; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn (Org.). Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Rio de Janeiro Vozes, 2000.

Publicado
2025-05-19
Como Citar
BONAMIGO, C.; LAWISCH, M. Cultura italiana em Palma Sola, SC e a figura de Catharina Crestani Seger . Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300102, 19 maio 2025.
Seção
Dossiê Temático