A comemoração: 20 anos do Grupo de Estudos Etno-Culturais (GEEC)

Palavras-chave: Unioeste; racismo; mulheres; história.

Resumo

Este texto traz um recorte da memória visual do evento de comemoração dos 20 anos do Grupo de Estudos Etno-Culturais (GEEC) que ao longo do seu percurso promoveu eventos, oficinas, minicursos e projetos de pesquisa e extensão, além de orientar alunos da graduação e pós-graduação. O grupo, aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, já esteve envolvido em elaboração, divulgação e aplicação de curso de especialização com foco na temática étnico-racial em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), firmou parcerias com profissionais do Direito para fortalecer as ações contra a violência à mulher, também realizou projetos diversos. Esta memória visual tem por objetivo ilustrar um pouco do que foi a história e a comemoração dos 20 anos desse grupo.  

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Corrêa Röesch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil, UNIOESTE
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Pedagogia Pré - Escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Educação pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), doutorado em Educação no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e doutorado sanduiche no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO pela FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO na cidade do Porto/Portugal (2013). Atualmente é docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Programa do Observatório dos Direitos Humanos, Cidadania e Movimentos Sociais da Unioeste. Presidenta da Comissão de Heteroidentificação da Unioeste, Coordenadora da Prática de Ensino I. Vice-líder do Grupo de Estudos Etno-Culturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação infantil, formação de professores, questões etnicorraciais, ações afirmativas, cotas raciais e docência no ensino universitário.
Sonia Maria dos Santos Marques, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora Associada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Docente do Curso de Mestrado em Educação, Campus de Francisco Beltrão, linha de pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, identidade, comunidades quilombola, memória e ensino de história, gênero e violência doméstica. Desenvolveu projetos de pesquisa e extensão sobre as temáticas e organização dos livros: Sudoeste do Paraná: diversidade e ocupação territorial, Conhecimentos(Re)construções e Práticas Pedagógicas, Educação, cultura e etnia:aportes teórico-metodológicos para formação de professores; Memórias dos povos do campo do Paraná-Centro-Sul. Coordenou de projetos de extensão Núcleo Maria da Penha-Numape: apoio jurídico e educativo para as mulheres. Coordena o Projeto de extensão Tecendo a cidadania: geração de renda e combate a exclusão social.
Willian Canova dos Santos, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco (2021), e em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) (2022). Atualmente, cursa Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com início em 2022. Complementou sua formação acadêmica com especializações lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis Continente (2023), Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande (2023), Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina (2023), Tutoria em Educação a Distância e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (2024), Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2024), e Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências pela Universidade de Brasília (UnB) (2024). Atualmente, é mestrando em Educação pela Unioeste, Campus Francisco Beltrão (2024), na linha de pesquisa de 1, "Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores" . Atua como professor intérprete de Libras e pesquisador nas áreas de linguística aplicada, gramática e formação trabalho docente, com ênfase em organização do trabalho pedagógico. Seus principais temas de interesse incluem educação e políticas públicas, ensino de línguas, trabalho e infância.
Lucilia Gouveia, Faculdade de Ampère - FAMPER, Ampère, Paraná, Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (1995). Atualmente é coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade de Ampére, professora da Faculdade de Ampére. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, aperfeiçoamento e Formação Continuada de educadores e valorização profissional e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2023.
Franciele André, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação. Atualmente cursando Pedagogia na UNIOESTE campus de Francisco Beltrão, PR.
Giovana Heloisa Brandiele, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Graduanda do curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, campus Francisco Beltrão/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dispositivo, gênero e protagonismo.

Referências

DE LIMA, Maurício Barbosa; DE OLIVEIRA, Megg Rayara Gomes. Desmunhecando e empretecendo a universidade: escrevivências de corpos pretos, afeminados e sapatônicos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 13, n. 27, p. 173-195, 2023.

EYNG, Celio Roberto. Nas armadilhas de Jaider Esbell: sobre o conceito de Arte Indígena Contemporânea. Criar Educação, v. 13, n. 3, p. 513-533, 2024.

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LANGER, Protasio Paulo. Toldos Guarani na gleba Missões na década de 1950: os indígenas na memória dos colonos. Tellus (UCDB), v. 17, p. 33-60, 2009.

NACLÉRIO FORTE, Graziela. Djanira da Motta e Silva: modernista de cenas e costumes brasileiros. Revista Novos Rumos, Marília, SP, v. 54, n. 1, 2017. DOI: 10.36311/0102-5864.2017.v54n1.09.p124. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/8523. Acesso em: 22 jan. 2025.

NUNES, Georgina; MARQUES, Sônia. Narrativas Quilombolas, a Pluralidade na Luta das Mulheres e o Descentramento de Estratégias Políticas. Currículo sem Fronteiras, v. 19, p. 566-594, 2019.

Publicado
2025-05-29
Como Citar
CORRÊA RÖESCH, I. C.; SANTOS MARQUES, S. M.; CASANOVA DOS SANTOS, W.; GOUVEIA, L.; ANDRÉ, F.; BRANDIELE, G. H. A comemoração: 20 anos do Grupo de Estudos Etno-Culturais (GEEC). Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300105, 29 maio 2025.
Seção
Dossiê Temático