Preservação do patrimônio cultural pelotense através do inventário das escariolas

  • Daniele Baltz da Fonseca UFPel
  • Pedro Luís Machado Sanches UFPel
  • Jeferson Dutra Salaberry UFPel
Palavras-chave: Bens Culturais Integrados, Estuques, Escariolas

Resumo

O presente ensaio visual tem por objetivo apresentar o Grupo de estudo e pesquisa em estuques (GEPE), projeto de extensão vinculado ao Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel. O GEPE surgiu através da iniciativa de dois professores do curso, os quais perceberam a necessidade de investigar diferentes problemáticas acerca do tema estuques em Pelotas-RS. Outro fator que motivou a criação do grupo foi a percepção de que os estuques pelotenses não são resguardados pelas leis do patrimônio cultural, o que aponta para a necessidade de reconhecimento destes bens enquanto patrimônio. Como resultado do trabalho de levantamento, identificaram-se e catalogaram-se as diferentes composições de escariola integradas aos bens arquitetônicos protegidos pela lei orgânica 4568/00. Dessa forma, espera-se que sejam apropriados pela população, garantindo certa medida de conservação.

Biografia do Autor

Daniele Baltz da Fonseca, UFPel
Mestre em Conservação e Restauro de Monumentos, UFBA. Professora do Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas
Pedro Luís Machado Sanches, UFPel
Doutor em Arqueologia, USP. Professor dos Cursos de Conservação e Restauro e Museologia da Universidade Federal de Pelotas.
Jeferson Dutra Salaberry, UFPel
Mestre em Arquitetura e Urbanismo,UFPel. Técnico em Conservação/ Restauração da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

AGUIAR, José. Cor e cidade histórica: estudos cromáticos e preservação do patrimônio. Porto: FAUP, 2002.

ALVES, Fábio G. Termos e modos de fazer relacionados ao estuque denominado de escariola nos revestimentos de paredes no séc. XIX. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Conservação e restauro de bens móveis e integrados). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas,2011.

MARIANI, Marina. Decoración mural – Trompe-l’oeil: guia para decoración de paredes, muebles y objetos.Barcelona: De Vecchi, 1997.

SALABERRY, J. D. et al.Revestimentos fingidos: escaiola e cimento penteado na cidade de Pelotas. In: Anais da I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Conservação & Restauro e Museologia.Pelotas, 2011, p. 1-8.

Publicado
2014-09-05
Como Citar
DA FONSECA, D. B.; SANCHES, P. L. M.; SALABERRY, J. D. Preservação do patrimônio cultural pelotense através do inventário das escariolas. Expressa Extensão, v. 19, n. 1, p. 127-134, 5 set. 2014.
Seção
Memória Visual de Extensão