Experiências de acessibilidade no museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

  • Márcia Beatriz dos Santos Bamberg
Palavras-chave: História, Museu, Acessibilidade, extensão

Resumo

Este trabalho objetiva relatar as experiências de acessibilidade no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a oficina Conhecendo Porto Alegre através dos Sentidos e a caminhada orientada Viva o Centro a Pé com audiodescrição para o público com deficiência visual. Essas atividades têm como meta ampliar e qualificar a inclusão de pessoas com deficiência junto ao público visitante do Museu e reabilitar e humanizar o Centro Histórico, propiciando aos participantes a descoberta de conhecimentos relacionados a história de Porto Alegre. A Oficina Conhecendo Porto Alegre através dos sentidos proporcionou aos participantes com deficiência visual a utilização do audioguia, textos em Braille, maquetes táteis e toque em objetos históricos e arqueológicos. O Viva o Centro a Pé é orientado por professores universitários, especialistas em história, arquitetura, arte e áreas afins, acompanhados por audiodescritor que narra a história de edificações, monumentos e espaços públicos, oportunizando a visitação interna em prédios com valor histórico. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, gravados ou ao vivo, por meio de informação sonora. É uma atividade de mediação linguística, uma modalidade de tradução intersemiótica, que transforma o visual em verbal. A partir de avaliação realizada em conjunto com os participantes, destaca-se a importância dessas atividades como oportunidade de conhecer a história da cidade por meio dos sentidos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050 – Norma Brasileira de Acessibilidade. 2004. Disponível em: http://www.acessibilidade.org.br. Acesso em: 20 set. 2011.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Art.216. 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON198804.02.2010. Acesso em: 2 abr. 2014.

BRASIL. Estatuto de Museus do Instituto Brasileiro de Museus. Art.35. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.html. Acesso em: 20 set. 2011.

COHEN, Regina. Subsídios metodológicos na construção de uma “acessibilidade plena”: a produção da identidade e da subjetividade de pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2013.

FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho da. Audiodescrição: breve passeio histórico. In: Audiodescrição: Transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

FRIDMAN, Sonia; MARTINS, Nestor Torelly. Caderno de restauro I: Solar Lopo Gonçalves. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1987.

GELMINI, Ana Carolina; TOCCHETTO, Fernanda; ZUBARAN, Maria Angélica. O solar que virou museu: memórias e histórias. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br/resultados. Acesso em: 05 maio 2012.

MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; FILHO, Paulo Romeu. Audiodescrição transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

POSSAMAI, Zita Rosane. Nos bastidores do museu: patrimônio e passado da cidade de Porto Alegre. Porto Alegre: EST Edições, 2001.

SARRAF, Viviane Panelli. Reabilitação do museu: políticas de inclusão cultural por meio da acessibilidade. 181 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

TOJAL, Amanda Fonseca et al. Caderno de acessibilidade: reflexões e experiências em museus e exposições. São Paulo: Expomus, 2010.

Publicado
2014-12-24
Como Citar
BAMBERG, M. B. DOS S. Experiências de acessibilidade no museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Expressa Extensão, v. 19, n. 2, p. 77-89, 24 dez. 2014.