História da arte e arte em sucatas: arquitetura e criatividade em tempos de sustentabilidade
Resumo
Neste artigo busca-se, modestamente, trazer para a discussão a disciplina de História da Arte e da análise histórica, tendo como referência o caminho percorrido para a efetivação da atividade prática de reaproveitamento de descartáveis na produção de objetos de arte realizada no ano de 2014. A experiência teve início no ano de 2012, na disciplina de História da Arte do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen. No primeiro ano, a especificidade foi criar objetos para interiores; no segundo ano, para espaços exteriores e no ano de 2014, optou-se pela liberdade de escolha. Nos três anos em que essa experiência foi posta em prática, os temas ficaram a escolha dos grupos de acadêmicos que deveriam ter como prerrogativa a relevância social da escolha, a construção teórica consolidada pelas discussões e os debates realizados na disciplina, além de apresentar as especificidades do objeto construído e estudado. Metodologicamente, essa atividade no ano de 2014 teve como base estudos teóricos sobre arte com enfoque para autores e obras. A partir disso, houve a organização da turma em grupos; a escolha temática (ideias/conceitos a serem problematizados); o estudo do espaço ideal para o objeto; o uso da imaginação; a criação de designer (projeto do objeto); a busca de materiais descartáveis e a implementação do projeto. Os resultados foram socializados com os colegas e a comunidade, consistindo em: apresentação do processo de construção, produção textual e participação na mostra da “arte com sucatas” organizada na Biblioteca da Universidade e aberta ao público em geral.Referências
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