História da arte e arte em sucatas: arquitetura e criatividade em tempos de sustentabilidade

  • Jussara Jacomelli URI-FW
Palavras-chave: História da Arte, Análise histórica, Arte, Arquitetura, Sustentabilidade

Resumo

Neste artigo busca-se, modestamente, trazer para a discussão a disciplina de História da Arte e da análise histórica, tendo como referência o caminho percorrido para a efetivação da atividade prática de reaproveitamento de descartáveis na produção de objetos de arte realizada no ano de 2014. A experiência teve início no ano de 2012, na disciplina de História da Arte do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Frederico Westphalen. No primeiro ano, a especificidade foi criar objetos para interiores; no segundo ano, para espaços exteriores e no ano de 2014, optou-se pela liberdade de escolha. Nos três anos em que essa experiência foi posta em prática, os temas ficaram a escolha dos grupos de acadêmicos que deveriam ter como prerrogativa a relevância social da escolha, a construção teórica consolidada pelas discussões e os debates realizados na disciplina, além de apresentar as especificidades do objeto construído e estudado. Metodologicamente, essa atividade no ano de 2014 teve como base estudos teóricos sobre arte com enfoque para autores e obras. A partir disso, houve a organização da turma em grupos; a escolha temática (ideias/conceitos a serem problematizados); o estudo do espaço ideal para o objeto; o uso da imaginação; a criação de designer (projeto do objeto); a busca de materiais descartáveis e a implementação do projeto. Os resultados foram socializados com os colegas e a comunidade, consistindo em: apresentação do processo de construção, produção textual e participação na mostra da “arte com sucatas” organizada na Biblioteca da Universidade e aberta ao público em geral.

Biografia do Autor

Jussara Jacomelli, URI-FW
Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Passo Fundo (1999), Licenciada em Estudos Sociais - Faculdades Integradas de Santo Ângelo (1988), Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (2004) e Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). Atua como professora e pesquisadora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Frederico Westphalen e é professora na Escola Estadual Técnica José Cañellas. Faz parte do Grupo de Pesquisa “AUTEC”; Grupo “Pesquisa em História”; Grupo de Pesquisa “Direito e Cidadania na Sociedade Contemporânea”. Compõe o Conselho Editorial da ´SERIE CEDOPH e compõe o corpo de avaliação da Revista de Administração da Universidade. Atuou como docente no Ensino Fundamental em séries iniciais e finais e como diretora na Escola Municipal de Primeiro Grau Incompleto Valentim Milani e na Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa. Email: jacomelli@uri.edu.br; jjacomelli@brturbo.com.br.

Referências

ANDRADE, Roberto Brenol. A corrupção que enjoa e desanima o País. Jornal do Comércio. Opinião. 20 de Agosto de 2014a. p.2.

ANDRADE, Roberto Brenol. Escassez de emprego. Jornal do Comércio. 11 de Setembro de 2014b. Opinião. p.2.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Cngage Learning, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 34 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011.

CAMARGO, Aspásia. Governança para o século 21. In: TRIGUEIRO, André (coord.). Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. 5ed. SP: Armazém do Ipe São Paulo (autores Associados), 2008.

COUTINHO, Paula. Descontentamento com a saúde supera os 90%. Jornal Zero Hora. 20 de agosto de 2014. Gestão Pública. p. 18.

INADIMPLÊNCIA RECORDE CHEGA A 57 MILHÕES DE BRASILEIROS. Jornal Do Comércio. 22, 23, 24 de Agosto de 2014. Caderno Economia, p.18-21.

JANSON, H.W; JANSAN, Anthony F. Iniciação à história da arte. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

MACEDO, Francisco Riopardense de. Rio Pardo, a arquitetura fala da história. Porto Alegre: Sulina, 1972.

MARTINS, Miriam Et al. Didática do ensino de arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

OS 61 BILIONÁRIOS DO BRASIL TÊM 8% DO PIB. Jornal Zero Hora. 19 de Setembro de 2014.Caderno Economia, p.25.

REGISTROS DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA ARTE, 2012, 2013, 2014. Álbum fotográfico das construções feitas pelos alunos e registradas pela professora. Frederico Westphalen: URI-FW, 2012, 2013, 2014.

SANTOS, A. G.; JACOMELLI, J. Ensaios de criatividade I. Frederico Westphalen: URI, 2015. Disponível em:http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//194.pdf. Acesso em: 2 mar. 2016.

SEN, Amartya; Kliksberg, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
JACOMELLI, J. História da arte e arte em sucatas: arquitetura e criatividade em tempos de sustentabilidade. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 11-27, 16 jun. 2016.