Fronteiras do olhar: entre lugares da cultura Moçambicana

  • Rosaria Ilgenfritz Sperotto Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-1558-7804
  • Maria Simone Debacco
  • Antoniela Rodriguez Martins
  • Adriano da Rocha Tavares
  • Alice Ramos de Vargas
  • Thiago de Jesus Alves Kaneco
Palavras-chave: Cultura Moçambicana, Cotidiano, Entre-lugar

Resumo

O ensaio visual  apresenta através de fotografias cenas capturadas nas zonas urbanas e rurais de Moçambique , Africa, intencionando mostrar alguns aspectos da cultura local. As imagens escolhidas são de autoria de alunos e professores da UFPel,  integrantes do  Programa de Pró- Mobilidade Internacional:  “Tecnologias Educacionais Digitais: Cooperação Transnacional e Interinstitucional na Produção de Conhecimentos em Educação e Formação de Professores - TEDUCA. Trata-se de uma multiplicidade de olhares congelados  que registram situações  de alguns aspectos da cultura Moçambicana oferecendo ao  leitor  um  entre-lugar que mapeia cenas de  vidas que se inventam no dia a dia.

Biografia do Autor

Rosaria Ilgenfritz Sperotto, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em EducaçãoMestre em EducaçãaEspecialista em EducaçãoEspecialista em Psicologia SocialEspecialista em Psicopedagogia 

Referências

BHABHA. K, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed: UFMG, 1998. 395 p.

PERUZZO, S.Rosária. Das Artes de viver e da possiveis hibridações de subjetividades.Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós- Graduação em Educação, 2002.

MARTINS, R. A. Web Jornalismo: uma análise das características de jornais on-line de Maputo/Moçambique. Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, 2013.

Publicado
2016-05-15
Como Citar
SPEROTTO, R. I.; DEBACCO, M. S.; MARTINS, A. R.; TAVARES, A. DA R.; VARGAS, A. R. DE; KANECO, T. DE J. A. Fronteiras do olhar: entre lugares da cultura Moçambicana. Expressa Extensão, v. 20, n. 1, p. 62-71, 15 maio 2016.
Seção
Memória Visual de Extensão