Relatório do projeto de extensão “ConjunturRI– análise de conjuntura das relações internacionais”
Resumo
O presente relatório visa apresentar o projeto de extensão universitária – ConjuntuRI – do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas. Para tanto, procurou-se descrever as motivações iniciais que levaram a constituição do mesmo e seu desenvolvimento desde então. O objetivo inicial do projeto era palestras regulares sobre temas da conjuntura internacional abertas à comunidade acadêmica e geral, sendo posteriormente expandido para a rádio Federal FM e, mais recentemente, nas escolas de ensino público. Dessa forma, a conceito de extensão dentro do projeto foi aplicado de maneira mais profunda nos últimos anos, como demonstrado no relatório.Referências
ARROYO, Daniela Munerato Piccolo; DA ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi. MetaAvaliação de Uma Extensão Universitária: estudo de caso. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, p. 135-161, jul. 2010.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira e SILVA, Maria Batista da Cruz. A Extensão Universitária no Ensino Superior e a Sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - p. 119-133 - julho/dezembro 2011.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas – Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; o Fórum, 2000.
SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da Extensão Universitária Brasileiro na Formação Acadêmica Docente e Discente no Século XXI: um debate necessário. Revista Conexão, UEPG, v. 6, n. 1 (2010), Janeiro-Dezembro de 2010.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.