Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Cadernos do LEPAARQ (UFPEL)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

             A autoria deverá constar de nome completo, trazendo, em nota de rodapé, as seguintes referências: instituição de origem, titulação e/ou programa de pós-graduação a que está ligado e apoio financeiro para pesquisa.

             Quando mais de um autor, todos devem ser incluídos no cadastro do artigo, utilizando a opção "incluir autor" do sistema.


             A revista Cadernos do LEPAARQ publica artigos em português e em linguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês). Contudo, artigos em lingua estrangeira deverão apresentar, além de título, resumo e palavras-chave no idioma original, equivalentes em português e em Inglês. além de obrigatoriamente presentes no corpo do documento submetido, tais informações também devem ser inseridas no sistema durante o ato de submissão, através da seleção do segundo idioma no botão idioma presente na coluna à direita. 

 

            Os artigos deverão ser acompanhados de: 3 a 5 palavras-chave e key-words (português e inglês, além do idioma original do artigo quando apresentado em outro idioma); resumo e abstract (português e inglês, além do idioma original do artigo quando apresentado em outro idioma), com até dez linhas.

             Os artigos deverão ser inéditos no Brasil, observando características técnicas: extensão máxima de 35 mil caracteres, formatação das margens: superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2cm, página A4, Calibri, corpo 11 e espaçamento 1,5. O arquivo não deve ultrapssar 4Mb.

             Os artigos não deverão conter formatação especial, tal como: tabulação, colunas, numeração de páginas, separação de sílabas hifenizadas e etc.

             As ilustrações e figuras (gráficos, lâminas, fotografias etc.) devem ser numeradas com algarismos arábicos, remetendo-se à ordem em que aparecerão, e acompanhadas das respectivas legendas. Prefencialmente, pedimos que seja indicado no corpo do documento, através de caixa e/ou tabela o local de inserção de cada imagem.

             As figuras deverão ser enviadas em mídia eletrônica em formato tif ou jpg com resolução mínima de 300 dpi, dimensionadas no formato de aproximadamente 5x5 cm.

             No caso de utilização de tabelas, elas devem conter numeração sequêncial remetendo-se à ordem em que aparecerão, título, ser digitadas seguindo a formatação de Tabela do Word (Artigos com tabelas elaboradas ‘manualmente’ ou com inserção de colunas não serão aceitos) e não devem apresentar formatação especial (tais como linhas e/ou colunas em cores diferenciadas). Assim como as imagens, também devem ser enviadas separadas ao manuscrito original, em formato .xls ou similar.

             As citações devem ser apresentadas entre aspas, quando constarem na mesma linha (até quatro linhas) e, fonte Calibri 10, com recuo esquerdo (4,0) e espaçamento simples, quando constituírem parágrafo próprio (mais de 4 linhas). As referências bibliográficas das mesmas devem constar no corpo do texto (e não em nota separada), entre parênteses, indicando sobrenome do autor, data de publicação e páginas citadas.

             As notas inseridas no corpo do texto devem aparecer da seguinte forma:

v  Se forem somente indicações de páginas, a indicação será entre parênteses com: sobrenome do autor, ano: páginas (CASEVITZ, 1993, p. 11-14) ou em publicações de fontes primárias (HOMERO. Odisséia vv. 509-512);

v  Se forem indicações explicativas, deverão ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais e remetidas a notas de rodapé, colocadas ao pé da página de ocorrência e não no fim do texto.

             As referências bibliográficas deverão respeitar as regras correntes da ABNT, devendo vir ao final do artigo em ordem alfabética por autor:

Obra utilizada na íntegra:

v  SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo normal. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano.


          Capítulo ou parte de livro:

v  SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. IN: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. x – y.


          Artigos e periódicos:

v  SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade: Editora, v., fascículo, p. x-y, ano.


*Teses e Dissertações devem conter SOBRENOME, NOME. Título do trabalho em itálico. (Categoria) Departamento/Instituto, Instituição, Localidade, data.


*Documentos eletrônicos devem conter AUTORIA. Título do documento em itálico. Disponível em: <endereçoeletrônico>. Data do documento. Acessado em: data de acesso.



             Serão aceitas resenhas de livros publicados (ou reeditados) no máximo até três anos, sendo a edição nacional, e no máximo até de quatro anos, sendo a edição estrangeira.

*As resenhas terão, no máximo, 8.500 caracteres e obedecerão ao formato dos artigos. Deverão ainda apresentar a referência completa das obras analisadas.

               Os relatórios e notícias institucionais devem ser originais, inéditos e obedecerão ao formato dos artigos, respeitando o tamanho máximo de 25 mil caracteres.  O arquivo não deve ultrapssar 4Mb.

                    Serão aceitas traduções de textos das áreas de Antropologia, Arquelogia e Patrimônio de qualquer língua aceita nos Cadernos do LEPAARQ. A autorização da tradução, junto à autoria e editora originais, se necessária, é de total responsabilidade do tradutor.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, ou similar (desde que não ultrapassem 4MB);

  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário;

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte calibri de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

 

Declaração de Direito Autoral

 

Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ  oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.