ARQUEOLOGIA SUBAQUÁTICA: LINHAS DE PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL ENTRE 1970 E 2014
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar quais as linhas de pesquisa científica da Arqueologia Subaquática Brasileira entre 1970, o início das pesquisas com viés arqueológico em águas adjacentes ao litoral e 20 14, ano em que se completou 21 anos de uma pesquisa arqueológica acadêmica, incluindo o Brasil oficialmente no cenário internacional da arqueologia subaquática. Para alcançar tal propósito foi necessário analisar o desenvolvimento da arqueologia subaquática no país, mostrando, sobretudo, quais temas são privilegiados na evolução dos trabalhos, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, produzindo resultados quantitativos. Constatou-se que apesar do crescimento em outras temáticas, os Sítios de Naufrágios ainda são os mais estudados pela Arqueologia Subaquática no Brasil.Referências
ALVES, Ticiano; MANTAS, Vasco. Arqueologia Marítima, Naval, Náutica e Subaquática: uma proposta conceitual. Al – Madan On-line. n.20, Tomo I, p. 50 -55, jul. 2015. Disponível em: < http://issuu.com/almadan/docs/al-madanonline20_1>. Acesso em: 20 jul. 2015.
BASS, George F. Arqueologia Subaquática. Lisboa: Editorial Verbo, v. 13, Coleção História Mundi, 1971.
FERRARI, Marcello de. O Galeão Sacramento. Naufrágios. 2000. Disponível em: < http://www.naufragios.com.br/sacramento.htm>. Acesso em: 20 fev. 2014.
LIVRO Amarelo: Manifesto Pró-Patrimônio Cultural Subaquático Brasileiro. Campinas: Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática (CEANS), do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade Estadual de Campinas (NEE / UNICAMP), 2004. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2014.
RAMBELLI, Gilson. Os desafios da arqueologia subaquática no Brasil. História e-história. 2004. Disponível em: < http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=7>. Acesso em: 15 fev. 2014. RAMBELLI, Gilson. Arqueologia até debaixo d'água. São Paulo: Maranta, 2002.
UNESCO. Arqueologia Subaquática. On-line. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/culture/themes/underwater-cultural-heritage/about-theheritage/protection/underwater-archaeology>. Acesso em: 05 fev. 2015.
Copyright (c) 2017 Ialy Cintra Ferreira, Carlos Celestino Rios e Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.