PEREIRA, Claudio Corrêa. Minuanos/Guenoas. Os Cerritos da bacia da lagoa Mirim e as origens de uma nação pampiana. Porto Alegre: Fundação Cultural Gaúcha, 2008.
Resumo
RESUMO:O livro publicado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho –RS, intitulado: Minuanos/Guenoas. Os Cerritos da bacia da lagoa Mirim e as origens de uma nação pampiana, de autoria de Claudio Corrêa Pereira é o resultado de sua monografia apresentada ao curso de especialização em História da Formação Social, Política e Cultural do Rio Grande do Sul, da Universidade Católica de Pelotas. Este livro, dividido em duas partes e considerações finais, traz à tona uma temática há bastante tempo “adormecida” na arqueologia do sul do Brasil e que diz respeito às sociedades ameríndias que habitaram a região pampiana que envolve o sul do Estado do Rio Grande do Sul, o território uruguaio e o nordeste argentino. O tema diz respeito à história dos grupos Minuano/Guenoa, como ficaram conhecidos pela documentação etnohistórica e, ainda poderíamos, com a licença das terminologias utilizadas pelo autor, complementar também lembrando os grupos Charrua, que igualmente habitaram esta região, confundindo-se e mesclando-se aos primeiros ao longo da história colonial.Downloads
Referências
BASILE-BECKER, Ítala Irene. Os Índios Charruas e Minuanos na Antiga Banda Oriental do Uruguai. São Leopoldo: Unisinos, 2002.
BAPTISTA DA SILVA, Sérgio. Categorias socio-cosmológicoidentitárias indígenas recentes e processos de consolidação de novos sujeitos coletivos de direito: os Charrua e os Xokleng no Rio Grande do Sul. In: FREITAS, Ana Elisa de Castro, FAGUNDES, Luiz Fernando Caldas (Orgs.). Povos Indígenas na Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2008. p. 25-35.
CARLE, Ana Cristina Baptista; CARLE, Cláudio Baptista; CARLE, Mirian Baptista. Relatório descritivo de dois esqueletos de indivíduos encontrados em trabalho arqueológico no Capão Seco, Rio Grande-RS, pelo pesquisador Pedro Augusto Mentz Ribeiro. Porto Alegre: PUC-RS. (Monografia), 2002.
HILBERT, Klaus. Charruas e Minuanos entre Ruptura e Continuidade. In: KERN, Arno, SANTOS, Maria Cristina dos, GOLIN, Tau. Povos Indígenas. Passo Fundo: Méritos, 2009. p. 179-206.
OLIVEIRA, Kelly de. Um sítio de pesca na margem ocidental da lagoa dos Patos: RS-RG-48. Pesquisas. n. 63. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2006. p. 307-336.
SCHMITZ, Pedro Ignácio. Sítios de pesca lacustre em Rio Grande, RS,Brasil. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas. (Tese de Livre Docência), 1976.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.