Por uma miltância sindical afirmativa, antirracista e decolonial

  • Josiane Nazaré Peçanha de Souza Universidade Estadual do Rio de Janeiro FME-NITERÓI SME-DUQUE DE CAXIAS http://orcid.org/0000-0001-9774-9330
  • Eliane Souza Peçanha Professora de Geografia da rede estadual de ensino e da rede municipal do Rio de Janeiro. Dirigente e Secretária de Combate ao Racismo do Sindicato dos profissionais da Educação (SEPE-NITERÓI)
Palavras-chave: Militância sindical afirmativa, interseccional, Decolonial

Resumo

O presente artigo discorrerá sobre o processo de consolidação de uma militância sindical antirracista, decolonial, interseccional, dentro de um sindicato dos profissionais da Educação Pública. Apresentaremos a construção de uma militância sindical cada vez mais atuante, em relação à luta pela implementação das ações afirmativas e na discussão interseccional, junto às redes públicas de nossa cidade, estadual e municipal, através da articulação do Coletivo de Combate às Opressões. O processo de consolidação da discussão e materialização da luta antirracista, decolonial foi potencializador para a construção de práxis insurgentes, dando visibilidade a outras epistemologias, articulando as ações afirmativas: as leis 10.639/03 e 11.645/08, que obrigam o ensino da história e cultura afrobrasileira, africana e indígena.Abstract: This article will present the process of consolidating an anti-racist, decolonial, intersectional union militancy within a union of public education professionals. We will present the construction of an increasingly active union militancy, in relation to the struggle for the implementation of affirmative actions and in intersectional discussion, together with the public networks of our city, state and municipal, through the articulation of the Collective to Combat Against Oppressions. The process of consolidating the discussion and materialization of an anti-racist and decolonial struggle that potentializes the construction of an insurgent praxis, giving visibility to other epistemologies, articulating affirmative actions: the laws 10.639/03 and 11.645/08, which obligate the teaching of Afro-Brazilian, African and indigenous history and culture.

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Biografia do Autor

Josiane Nazaré Peçanha de Souza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro FME-NITERÓI SME-DUQUE DE CAXIAS
ÁREA DE ATUAÇÃO:EDUCAÇÃO. Professora de Educação Básica na FME-NITERÓI. Orientadora Pedagógica em Duque de Caxias. Pedagogia - UFF. Especialista em Supervisão e Inspeção Pedagógica e em Educação em Direitos Humanos, Diversidade, questões raciais e sociais, pela UCAM. Mestranda em História pela UERJ.

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Publicado
2019-06-30
Como Citar
de Souza, J. N. P., & Peçanha, E. S. (2019). Por uma miltância sindical afirmativa, antirracista e decolonial. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 16(31), 56-66. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v16i31.14536
Seção
Dossiê Comunidades Quilombolas, Negras, Ciganas e Indígenas na América Latina: Racismos Institucional e Epistemológico