TORRES RELUZENTES: OS EMBRECHADOS EM IGREJAS DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Resumo
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise do agenciamento e padrão de louças usados na arte do embrechamento em quatro igrejas das cidades de Cachoeira e São Félix, Recôncavo da Bahia. Em especial, foi realizado o estudo de composição de uma das faces da torre sineira da Igreja de Belém, distrito de Cachoeira. Esta ornamentação muito comum em igrejas de Alagoas e na Bahia fez uso da faiança fina e outros materiais como forma de reciclagem, compondo padrões decorativos com soluções estéticas próprias para o revestimento de cada torre sineira no século XIX.Abstract: This article presents the results of an analysis of the agency and patterns used in a mosaic technique called tesselated, found in four churches in the cities of Cachoeira and São Félix, both located in a region of the state of Bahia known as the Recôncavo. Specifically, the paper examines aesthetic elements of one of the faces of the bell tower of the Church of Belém, a neighborhood in Cachoeira. Its style of ornamentation was often used in the churches of Alagoas, while in Bahia, faience and other materials were introduced as a form of recycling, involving decorative patterns with a unique aesthetic approach in covering church towers in the nineteenth century.Referências
ALBERGARIA, I.S. Os embrechados na arte portuguesa dos jardins. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 1997.
ALCÂNTARA, D. (org.). Azulejos na cultura luso-brasileira. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, IPHAN, 1997.
BRANCANTE, E. O Brasil e a cerâmica antiga. São Paulo: Cia. Litográfica Ypiranga, 1981.
COMERLATO, F. Representações rupestres do litoral de Santa Catarina. 2005. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
COSTA, L. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro: IPHAN, n. 5, p. 9-104, 1941.
COSTA, C.A.S. Materiais construtivos do sítio da primeira catedral do Brasil: modelos de estudo para telhas, tijolos, cravos e azulejos aplicados aos materiais do sítio da antiga igreja da Sé, Salvador, Bahia. Clio Arqueológica, n. 19, vol 2., 2005.
DE RANIERI, W. A Cerâmica Artística na Arquitetura do Século XIX na cidade do Rio de Janeiro. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Arquitetura da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1958.
ETCHEVARNE, C. Reciclagem de faiança em Salvador. Contextos arqueológicos e tipos de utilização. CLIO - Série Arqueológica (UFPE) n. 16, Recife: EDUFPE, 2003, p. 103-118.
FUNARI, P. P. A.; CERQUEIRA, F. V.; NOBRE, C. K. Arqueologia Histórica, Memória e Patrimônio em Perspectiva Multidisciplinar: Contribuições da Arqueologia, História, Literatura, Arquitetura e Urbanismo. Pelotas: IMP, LEPAARQ/UFPel, Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, 2009. 256p.
KNOFF, U. Azulejos da Bahia. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Ed.; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1986.
LIMA, T. A. Pratos e mais pratos: louças domésticas, divisões culturais e limites sociais no Rio de Janeiro, século XIX. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 3, p. 129-191, jan/dez. 1995.
MACHADO, Z. M. O. Embrechado: uma abordagem iconográfica na parede do jardim da casa 34 na cidade de Salvador. 20° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011, p. 3023-3035.
MACHADO, Z. M. O. Embrechado como representação de arte: repertório religioso do século XIX em Maceió, Nazaré, Jaguaripe e Salvador. 2012. 189 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) Faculdade Belas Artes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
MARCONDES, L.F. Dicionário de termos artísticos. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 1998. MECO, J. Os embrechados. Monumentos, Lisboa, n. 7, p. 51-53, set. 1997.
NAEHER, J. Excursões na Província da Bahia: a terra e a gente da Província brasileira da Bahia. Salvador: Cian, 2011.
OTT, C. História das Artes Plásticas da Bahia (1550-1900). Salvador: Alfa Gráfica e Editora Ltda, 1993.
SIMÕES, J. M. S. Azulejaria Portuguesa no Brasil (1500-1822). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
TOCCHETTO, F. B.; SYMANSKI, L.C.P.; OZÓRIO, S.R.; OLIVEIRA, A.T.D.; CAPPELLETTI, A. M. A Faiança Fina em Porto Alegre: Vestígios arqueológicos de uma cidade. Porto Alegre: EU| Secretaria Municipal da Cultura, 2001.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.