O sistema de justiça criminal como lugar do traumático: crime, testemunho e reparação

  • Carla Arantes Instituto Federal de de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Pablo Castanho
Palavras-chave: trauma; sistema de justiça penal; revitimização; testemunho; Justiça Restaurativa

Resumo

Neste trabalho, propomos analisar os aspectos potencialmente traumáticos do sistema de justiça penal tradicional, cotejando-o com novos dispositivos que buscam promover o testemunho no judiciário, a exemplo da Justiça Restaurativa (JR). Neste percurso, analisamos os pressupostos do paradigma retributivo-punitivo, sob o qual se assenta o sistema penal tradicional, com o auxílio de histórias traumáticas de sujeitos que foram revitimizados(as) no sistema de justiça. Em outra direção, discutimos, a partir de outras histórias, algumas das potências e desafios de novas práticas de testemunho na justiça penal fundadas no diálogo, na colaboração, na reparação e na responsabilização. Procuramos demonstrar, enfim, que a construção de espaços de testemunho no judiciário, tal qual as práticas restaurativas buscam fazer, é imprescindível tanto para os que que viveram um trauma, como para a construção da memória coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ano 18. São Paulo, 2024.

Arantes, C. . A Justiça Restaurativa e a problemática da construção da Justiça do Testemunho. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica) -- Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2025.

CARVALHO, S.; ACHUTTI, D. Justiça Restaurativa em Risco: a crítica criminológica ao modelo judicial brasileiro. Sequência (Florianópolis), 42, 2021.

CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO POPULAR DO CAMPO LIMPO – CDHEP. Relatório Final do Projeto. Novas Metodologias de Justiça Restaurativa com Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei. Justiça Restaurativa Juvenil: conhecer, responsabilizar-se, restaurar. São Paulo: CDHEP, 2014.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Letalidade prisional: uma questão de justiça e de saúde pública: sumário executivo. Brasília: CNJ. (Justiça Pesquisa, 5), 2023.

ELLIOT, E. M. Segurança e cuidado: Justiça Restaurativa e sociedades saudáveis. São Paulo: Palas Athena; Brasília: ABRAMINJ, 2018.

HULSMAN, L.; CELIS, J. B. de. Penas perdidas: o sistema penal em questão. Niteroi, RJ: Luan Editora, 1993.

FELMAN, S. Educação e crise ou as vicissitudes do ensino. (C. V de Mattos, trad.) In Nestrovski, A.; Seligmann-Silva, M (Orgs.) (2000). Catástrofe e Representação: ensaios. São Paulo: Escuta, p. 13-71, 2000.

FELMAN, S. O inconsciente jurídico: julgamentos e traumas no século XX. (A. B. Sudatti, trad.) São Paulo: Edipro, 2014.

FERENCZI, S. Confusão de língua entre os adultos e a criança. In S. Frenzci, Obras completas de Sándor Ferenczi,v. 4. São Paulo: Martins Fontes, 2011 (Obra original publicada em 1933).

FERREIRA, L., MACHADO, M. R. D. A., MACHADO, M. R. Massacre do Carandiru: vinte anos sem responsabilização. Novos estudos CEBRAP, 05-29, 2012.

GONDAR, J.; ANTONELLO, D. F. O analista como testemunha. Psicologia USP, v. 27, n. 1, 16-23, 2016.

KUPERMANN, D. Por que Ferenczi? São Paulo: Zagadoni, 2019.

MAIA, M. S. Extremos da Alma: Dor e trauma na atualidade e clínica psicanalítica. Rio de Janeiro, RJ: Garamond, 2005.

SELEIGMANN-SILVA, M.. Narrar o trauma – a questão do testemunho de catástrofes históricas. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, 20(1), 65-82, 2008.
SOUZA, C. A., CASTANHO, P., BROIDE, J. Considerações acerca da dimensão traumática no trabalho da Justiça Restaurativa: por um diálogo com Sándor Ferenczi. Vínculo-Revista do NESME, 19(1), 144-155, 2022.
ROSA, M. D. A clínica psicanalítica em face da dimensão sociopolítica do sofrimento. São Paulo, SP: Escuta/Fapesp, 2018.
ZEHR, H. The Little Book of Restorative Justice: Revised & Apdated. In The big book of Restorative Justice. (pp. 1-108) New York: Good Books, 2015.
ZEHR, H. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. São Paulo: Palas Athena, 2008.
Publicado
2025-12-15
Como Citar
Arantes , C., & Castanho, P. (2025). O sistema de justiça criminal como lugar do traumático: crime, testemunho e reparação. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 22(44), 287-300. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v22i44.29525
Seção
Dossiê Lugares de Histórias Traumáticas