RELATO SOBRE A CRIAÇÃO DO MUSEU DA COLÔNIA FRANCESA DE PELOTAS
Resumo
RESUMO: Este relato pretende registrar os principais momentos que levaram à criação e à implantação do Museu da Colônia Francesa, localizado na Vila Nova, no 7º Distrito do Município de Pelotas. Trata-se de um relato, em primeira pessoa, do historiador Leandro Ramos Betemps que pelo menos desde 1994 realiza pesquisas sobre a presença francesa no município, sobretudo sobre a contribuição do grupo étnico francês que inicialmente se radicou em terras de João Antônio Pinheiro e criaram a Colônia Francesa de Santo Antônio em 1880. Neste texto, é narrada sua visão sobre o surgimento do projeto de museu, os passos para sua criação e implantação até o ano de seu sétimo aniversário em julho de 2014. ABSTRACT: Ce rapport vise à enregistrer les moments clés qui ont conduit à la création et la mise en œuvre du Musée de l’Implantation Agricole Française, située à Vila Nova, sur le 7ème arrondissement de la commune de Pelotas. C’est un récit, à la première personne, par le Historien Leandro Ramos Betemps qu'au moins depuis 1994 réalise des recherches sur la présence française dans la municipalité, en particulier sur la contribution du groupe d'ethnie française qui peuplée à l'origine dans terrains de João Antônio Pinheiro et qui a créé l’Implantation Agricole Française de Saint-Antoine en 1880. Dans ce texte, est raconté sa vision de l'apparition du projet de musée, les étapes de sa création et la mise en ouvre jusqu’à la septième année d’anniversaire en Juillet 2014.Downloads
Referências
BETEMPS, L. R. Vinhos e Doces ao Som da Marselhesa: Um estudo sobre os 120 anos da Tradição Francesa na Colônia Santo Antônio em Pelotas-RS. Pelotas: EdUCat, 2003. Coleção História e Etnias de Pelotas – Volume 6.
BETEMPS, L. R. A Presença Francesa no Sul do Brasil: o caso de Pelotas, RS. Porto Alegre: EST Edições, 2010.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.