TERRITÓRIO TRADICIONAL E AS CRIANÇAS INDÍGENAS DA ALDEIA PAKURITY - MATO GROSSO DO SUL / BRASIL

  • Sônia Rocha Lucas Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Palavras-chave: Território Kaiowá, Crianças Indígenas, Situação de Acampamento, Retomada

Resumo

RESUMO: O presente artigo é parte do projeto de pesquisa no mestrado em Antropologia na UFGD e busca apresentar a proposta de um estudo da atual situação do processo de regulamentação fundiária dos Kaiowá e Guarani do acampamento Pakurity do estado de Mato Grosso do Sul - Brasil, bem como identificar e descrever quem são as crianças indígenas, como vivem, como percebem a situação de acampamento e com se dá a relação com a rede de parentela e com o território tradicional. O estudo, primeiramente, fundamenta-se em autores como Pacheco de Oliveira (1998), Brand (1993, 1997), Pereira (2007, 2009), Eremites de Oliveira & Pereira (2010), Cavalcante (2013), Lutti (2009), Conh (2005) e Aguilera Urquiza (2013) e tem como procedimentos metodológicos as práticas da Antropologia, como o trabalho de campo e a partir dele, a observação participante, diário de campo e outras formas de registros.ABSTRACT: This article is part of the master's research project in anthropology at UFGD and search to present the proposal of a current study situation of the land regulation process of Kaiowá and Guarani in Pakurity camp, situated in the state of Mato Grosso do Sul - Brazil, as well as to identify and to describe who are the indigenous children, how they live, how they perceive the camping situation and how is the relationship with the kinship network and the traditional territory. The study, first, is based on authors such as Pacheco de Oliveira (1998), Brand (1993, 1997), Pereira (2007, 2009), Eremites de Oliveira & Pereira (2010), Cavalcante (2013), Lutti (2009), Conh (2005) e Aguilera Urquiza (2013) and its methodological procedures the anthropology practices such as field work, participant observation, field diary and other forms of records.

Biografia do Autor

Sônia Rocha Lucas, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Mestranda no Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGAnt/UFGD). Graduada em Ciências Sociais da UFMS, participa do Grupo de Pesquisa Antropologia, Direitos Humanos e povos Tradicionais; foi bolsista do PIBIC 2012/2013/ POLÍTICAS PÚBLICAS EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE MATO GROSSO SUL: diagnóstico de execução e levantamento das demandas e em 2013/2014 com o tema: Crianças Kaiowá e Guarani em situação de acampamento na região sul do estado de Mato Grosso do Sul: Quem são e como percebem a situação de acampamento, o qual recebeu o prêmio Claude Lévi-Strauss / edição 2014 da 29º Reunião Brasileira de Antropologia promovida pela Associação Brasileira de Antropologia na modalidade pôster. Usuária de LIBRAS e atualmente é supervisora da ação Saberes Indígena na Escola (MEC/SECADI). Participa do grupo de Pesquisa (CNPq) Antropologia, Direitos Humanos e Povos Tradicionais.Área de Antropologia e Direitos Humanos. 
Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Lorena (1984); graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de Sao Paulo (1990); graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994); especialização em Antropologia (teoria e métodos - 1999) e mestrado em Educação (Educação Indígena) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999); master em educação (tecnologias de la educación - 2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006). Tem experiência na área de Etnologia, assim como nas áreas de Educação Indígena e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia urbana, contextos interculturais, educação e diversidade cultural, Direitos Humanos e povos indígenas, Comunidades Quilombolas, Indígenas no Ensino Superior. Coordena desde 2012 o Programa Rede de Saberes. Representa a ABA na Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI). Professor Adjunto da UFMS, e da Pós-graduação em Direitos Humanos (FADIR/UFMS). Professor colaborador dos Programas de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) da UFGD e da Pós-graduação em Educação da UCDB. Realizou perícias para a justiça (estadual e federal), trabalhos técnicos para UNICEF e também atuou em estudos de licenciamento ambiental. Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Estudios Posdoctorales - UNTREF (Argentina) - Projeto: Diálogo de conhecimentos e educação superior no Brasil. Espaço estratégico de construção da autodeterminação dos povos indígenas. (Diretor: Dr. Daniel Mato). Pesquisador do CNPq. Bolsista Produtividade (PQ2).

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Publicado
2016-10-15
Como Citar
Lucas, S. R., & Urquiza, A. H. A. (2016). TERRITÓRIO TRADICIONAL E AS CRIANÇAS INDÍGENAS DA ALDEIA PAKURITY - MATO GROSSO DO SUL / BRASIL. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 13(26), 66-86. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v13i26.8107
Seção
Dossiê Colonialismo, Processos, Territórios e Povos Indígenas na Região Platina