O USO DAS BIOGRAFIAS NAS PESQUISAS ANTROPOLÓGICAS

  • Aline Lopes Murillo Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Narrativa, Biografia, Autoridade etnográfica

Resumo

Este artigo pretende discutir a respeito da autoridade do narrador na escrita biográfica, mais precisamente nos trabalhos que buscam apresentar a trajetória de outro sujeito, que não o próprio escritor. A biografia tem sido objeto de análise de muitos antropólogos, pois nela existe a possibilidade de compreendermos como os indivíduos se reconhecem e se relacionam dentro da sua própria comunidade. No entanto, as narrativas são carregadas pela subjetividade de quem escreve, ou seja, as experiências, desejos e angústias do escritor direcionam a escrita e influenciam a história. É nessa linha de pensamento que busco fazer uma reflexão crítica sobre as biografias que pretendem apresentar a trajetória de um sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lopes Murillo, Universidade Federal de Goiás
Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás.
Como Citar
Murillo, A. L. (1). O USO DAS BIOGRAFIAS NAS PESQUISAS ANTROPOLÓGICAS. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2133
Edição
Seção
Artigos