PROJETOS E OPORTUNIDADES
O PROCESSO REIVINDICAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS POR ESTUDANTES DA UFRGS
Palavras-chave:
Ações afirmativas, Cotas, Estrutura de oportunidades políticas, Ação coletiva
Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado, que teve como tema o processo de formação de um coletivo de estudantes da UFRGS, intitulado Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas (GTAA), que se propôs a estudar e reivindicar uma proposta de implementação do sistema de cotas na referida universidade. O intuito foi o de investigar tal processo, buscando fatores que explicassem sua ocorrência no contexto estudando, envolvendo os participantes do grupo e as condições estruturais da instituição com as quais se defrontaram. Aliando propostas teóricas sobre a ação social a partir da constituição de “projetos” individuais e coletivos e de estudos sobre as ações coletivas a partir da noção de “estrutura de oportunidades políticas”, interrogou-se o objeto de estudo para captar o que concedeu sustentação a essa organização. A conclusão a quese chegou é a de que a pauta cotas, menos do por motivo do seu conteúdo intrínseco, foi adotada pelos membros do grupo como forma de atribuírem significados às suas atuações enquanto graduandos, face à disponibilidadeencontrada para tal proposta, demonstrando que nas “situações sociais” é que se produzem os fundamentos para o surgimento de ações políticas que buscam suas transformações.
Como Citar
Prolo, F. (1). PROJETOS E OPORTUNIDADES: O PROCESSO REIVINDICAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS POR ESTUDANTES DA UFRGS. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2134
Edição
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.