CONTRADIÇÕES E DESAFIOS EM TORNO DO USO DOS RECURSOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL
UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Palavras-chave:
Recursos naturais, Representações sociais, Sustentabilidade
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de atores do município de Pelotas/RS com relação ao uso dos recursos naturais e direito de propriedade da terra, tendo em vista as imposições que emanam do novo marco jurídico e institucional, inspirado nos princípios da sustentabilidade, da preservação dos recursos naturais e de usos não exclusivamente centrados na produção agropecuária. A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici forneceu o aporte teórico e o foco interpretativo para analisar o material reunido nas entrevistas realizadas durante a realização desta pesquisa. A relevância deste instrumental teórico ficou evidente ao constatar que, além de serem prescritivas, as representações sociais convencionalizam pessoas, objetos e acontecimentos.
Como Citar
Nino, L. B. (1). CONTRADIÇÕES E DESAFIOS EM TORNO DO USO DOS RECURSOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Perspectivas Sociais, (1). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/percsoc/article/view/2138
Edição
Seção
Artigos
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor(a), com direitos de primeira publicação para a revista. Os artigos são de uso gratuito em aplicações exclusivamente acadêmicas e educacionais e, portanto, não-comerciais.