O efeito de presença que se produz na e pela voz

  • Pedro de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Voz, Enunciação, Canto, Discurso, Cinebiografia

Resumo

É certo que a voz, não importa quando, nem de onde ela soa, produz uma presença como efeito de subjetividade. Quando se trata  de tocar o efeito de presença atrelado ao corpo do som vocal, parece insuficiente vincular essa sonoridade singular a um sujeito que canta. Neste ponto, vale trazer de volta a questão: de que maneira os traços sonoros de uma voz participam da materialidade vocacionada ao significante que, mediante certo processo discursivo, produz efeito de presença no átimo de tempo em que se escuta o sujeito cantante? Para trabalhar sobre essa questão, dentre outras, atenho-me aqui a cenas pinçadas no documentário cinebiográfico narrando a vida do cantor Cauby Peixoto.  Nelas exploro a análise de um processo narrativo promovendo o encontro entre audioespectador e a presença do sujeito que se produz na e pela voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Professor Titular  na  Universidade Federal de Santa CatarinaAtua nos Programas de Pós-graduação em Linguistica e em Literatura
Publicado
2019-03-08
Como Citar
de Souza, P. (2019). O efeito de presença que se produz na e pela voz. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 134-144. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15166