O efeito de presença que se produz na e pela voz
Palavras-chave:
Voz, Enunciação, Canto, Discurso, Cinebiografia
Resumo
É certo que a voz, não importa quando, nem de onde ela soa, produz uma presença como efeito de subjetividade. Quando se trata de tocar o efeito de presença atrelado ao corpo do som vocal, parece insuficiente vincular essa sonoridade singular a um sujeito que canta. Neste ponto, vale trazer de volta a questão: de que maneira os traços sonoros de uma voz participam da materialidade vocacionada ao significante que, mediante certo processo discursivo, produz efeito de presença no átimo de tempo em que se escuta o sujeito cantante? Para trabalhar sobre essa questão, dentre outras, atenho-me aqui a cenas pinçadas no documentário cinebiográfico narrando a vida do cantor Cauby Peixoto. Nelas exploro a análise de um processo narrativo promovendo o encontro entre audioespectador e a presença do sujeito que se produz na e pela voz.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
de Souza, P. (2019). O efeito de presença que se produz na e pela voz. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 134-144. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15166
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).