Edição Atual

v. 26 n. 3 (2023): Literaturas Amefricanas
Organizadoras:Profa. Dra. Daiana Nascimento dos Santos (Universidad de Playa Ancha – Chile)Profa. Dra. Liliam Ramos da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Prof. Dr. Alcione Correa Alves (Universidade Federal do Piauí)
Publicado: 2024-02-26
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SOBRE A REVISTA

Foco e Escopo

Linguagem & Ensino é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, classificada no sistema Qualis, a partir de 2016, como A1. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos, partindo de pesquisas originais, na área da linguagem, texto e imagem. São encaminhados para avaliação artigos e resenhas sobre linguagem e: aprendizagem e aquisição de línguas; aspectos sociais e psicolinguísticos; formação de professores de língua; discurso pedagógico, midiático e político; literatura e suas interfaces com imagem, tradução e suas relações intertextuais. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas. Não há restrições quanto à titulação dos autores, sendo avaliada a qualidade do texto. 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação por pares é o Double-Blind Review ejulgamento de trabalhos para publicação é feito em duas instâncias. Num primeiro momento o trabalho é lido pela Comissão Editorial, que faz uma avaliação preliminar de seu conteúdo para decidir se ele se enquadra na política editorial da Revista e atende às diretrizes. Se o trabalho cumpre com esses requisitos básicos, ele será enviado para dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas na avaliação por pares cega são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo autor. Será permitido apenas um artigo pelo mesmo (co)autor anualmente. Os trabalhos são avaliados quanto a sua clareza, pertinência, implicações e originalidade. Os trabalhos aceitos são publicados integralmente em Linguagem & Ensino.

Política de Acesso Livre

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs) - Este periódico não cobra taxas para publicação.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores e repositórios

Modern Language Association of America

Cambridge Scientific Abstracts

LATINDEX

EBSCO Publishing e Linguistics Abstracts

REDIB

Diadorim

DOAJ - Directory of Open Access Journals

Histórico do periódico

A Revista Linguagem & Ensino foi fundada em 10 outubro de 1997 durante o primeiro Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (SENALE). A primeira edição foi publicada em janeiro de 1998. O editor fundador foi o professor Vilson Leffa, vinculado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir do ano 2000, a Linguagem & Ensino passou a ser indexada por dois órgãos internacionais: Modern Language Association of America e Linguistics and Language Behavior Abstracts. A partir de 2006, a editoria esteve a cargo de Maria da Glória di Fanti e Susana Funck. Vilson Leffa foi editor em 2010 e, nesse mesmo ano, Márcia Zimmer e Andréia Rauber assumiram a editoria. Logo após, até 2015, a editoria esteve a cargo dos professores Alessandro Zir, Liliane Prestes e Adail Sobral. A partir de 2016, a editoria ficou a cargo dos professores Adail Sobral, Eliane Campello e Fabiane Marroni. Na avaliação Qualis CAPES de 2015, publicada em 2016, a revista foi classificada com no estrato A1 em Letras. Em 2018, com a fusão dos programas de pós-graduação em Letras da UCPel e da UFPel, a revista passou a ter sede na UFPel, e a editoria ficou a cargo dos professores Helano Ribeiro e Bernardo Limberger. Em 2019, a revista passou a lançar chamadas de seções temáticas. Atualmente, Linguagem & Ensino publica quadrimestralmente estudos linguísticos e literários de professores pesquisadores e pós-graduandos de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras.