Os desafios de um analista de discurso
um processo sem início nem fim
Palavras-chave:
Discurso, Resistência, Língua, Ideologia, Historicidade
Resumo
O presente artigo oferece um breve panorama da Análise de Discurso e uma notícia de suas práticas atuais no Rio Grande do Sul, Brasil e França (marcando a diferença entre essas duas últimas); bem como uma amostra da tarefa a que se propõem os analistas. Para tal, destaca o caráter militante da área e seu comprometimento em expor ao olhar do leitor a opacidade do texto. No percurso do texto são revistas as noções de corpo, arte e cultura, recentemente incorporadas à AD, destacando o quão delicada é a tarefa de demarcar os limites – não limitações – desse quadro teórico. Por fim, é acentuada a necessidade da atuação de analistas de discurso, mobilizando seu aporte teórico, nesses momentos críticos da história, em que os sujeitos parecem estar mais suscetíveis à dominação/submissão. A lição de Pêcheux continua cada vez mais atual e fazendo sentido para nós, analistas de discurso.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cristina Leandro Ferreira, M. (2019). Os desafios de um analista de discurso: um processo sem início nem fim. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 88-97. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15167
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).