A voz do aluno
um dizer que emerge do silenciamento, da opressão
Palavras-chave:
Discurso, Escola, Poder
Resumo
O presente artigo aborda a questão do poder exercido pela escola sobre os corpos, como forma de comandar, de moldar, de modificar, tendo como materialidade discursiva o discurso de dois alunos e uma aluna do grupo “Ocupa”, material obtido através de gravação de entrevista realizada pelos alunos. Este grupo surgiu como uma forma de se opor à reforma do ensino médio, promulgada pelo governo atual, sem a devida consulta aos principais envolvidos, discentes e docentes. A vertente teórica, que embasa esta discussão, é a Análise de Discurso francesa. No discurso escolhido, observou-se que o dizer dos alunos, mesmo lutando por direitos que lhe seriam concernentes, reproduz formações discursivas que demonstram dizeres prenhes de autoritarismo, advindos do discurso pedagógico. Também se pôde observar alguns aspectos que sobressaem na argumentação: as formações imaginárias que tentam prever quem é o interlocutor, assim como aspectos prosódicos como: pausas, silenciamentos que trazem para os dizeres outros sentidos.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Freire Dorow, C. (2019). A voz do aluno: um dizer que emerge do silenciamento, da opressão. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 40-48. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15174
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).